O primeiro Concílio Geral (ecumênico = universal) foi realizado em 325, em Niceia, uma cidade perto de
Constantinopla, onde ficava a sede do Império romano. Ele foi realizado de 20 de maio à 25 de julho de 325, sendo Papa: Silvestre I (314-335). O Concílio condenou a heresia de Ario presbítero de Alexandria no Egito que negava a divindade de Cristo. O Concilio confirmou o que está no Credo: a igualdade de natureza do Filho com o Pai. Jesus é “Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai”.
Leia também: Concílios ecumênicos da Igreja
História da Igreja: Os Primeiros Concílios – Parte 1
História da Igreja: Os Primeiros Concílios – Parte 2
História da Igreja: Os Primeiros Concílios – Parte 3
Concílios: Concílio de Niceia
Sobre Prof. Felipe Aquino
O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos.
Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”.
Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior.
Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.