Quem são os anciãos, seres vivos citados no livro do apocalipse?

desvendando o apocalipseA Bíblia de Jerusalém traz a seguinte explicação:

Esses Anciãos exercem um papel sacerdotal e real; louvam e adoram a Deus (4,10; 5, 9; 11,16-17;19,4), oferecem-lhe as orações dos fiéis (5,8), assistem-no no governo do mundo (tronos) e participam do seu poder real (coroas). Seu número corresponde talvez aos das 24 ordens sacerdotais de 1 Cron 24, 1-19. Certamente são os Anjos que participam da liturgia celest Os quatro Seres vivos são os quatro anjos que presidem ao governo do mundo físico (1,20); quatro é um número cósmico (os pontos cardeais,os ventos, cf 7,1).

Seus numerosos olhos simbolizam a ciência universal e a providência de Deus. Eles adoram a Deus e lhe tributam glória por sua obra criadora. Sua s formas (leão, novilho, homem, águia) representam o que há de mais nobre, de mais forte, de mais sábio, de mais ágil na criação. Desde santo Irineu (+200) a tradição da Igreja viu neles o símbolo dos quatro evangelistas.

Os Anciãos dão glória a Deus pelo poder que Ele lhes concedeu, coisa que os reis da terra recusarão fazer (17,2). Os sete Espíritos são sete Anjos.

Prof. Felipe Aquino

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.