Quem são os anciãos, seres vivos citados no livro do apocalipse?

desvendando o apocalipseA Bíblia de Jerusalém traz a seguinte explicação:

Esses Anciãos exercem um papel sacerdotal e real; louvam e adoram a Deus (4,10; 5, 9; 11,16-17;19,4), oferecem-lhe as orações dos fiéis (5,8), assistem-no no governo do mundo (tronos) e participam do seu poder real (coroas). Seu número corresponde talvez aos das 24 ordens sacerdotais de 1 Cron 24, 1-19. Certamente são os Anjos que participam da liturgia celest Os quatro Seres vivos são os quatro anjos que presidem ao governo do mundo físico (1,20); quatro é um número cósmico (os pontos cardeais,os ventos, cf 7,1).

Seus numerosos olhos simbolizam a ciência universal e a providência de Deus. Eles adoram a Deus e lhe tributam glória por sua obra criadora. Sua s formas (leão, novilho, homem, águia) representam o que há de mais nobre, de mais forte, de mais sábio, de mais ágil na criação. Desde santo Irineu (+200) a tradição da Igreja viu neles o símbolo dos quatro evangelistas.

Os Anciãos dão glória a Deus pelo poder que Ele lhes concedeu, coisa que os reis da terra recusarão fazer (17,2). Os sete Espíritos são sete Anjos.

Prof. Felipe Aquino

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.