Questões de Fé – Parte 4

JURAMENTO:

Deus condena o juramento falso, desnecessário. O juramento verdadeiro e para estabelecer o bem, a verdade e a justiça é recomendado. O próprio Deus jura: Gênesis 22,16; Lucas 1,73; Hebreus 6, 17; Atos 2,30; hebreus 7,21.

Diante de um juramento responde a uma pergunta: Mateus 26, 62-64.

Anjos juram: Apocalipse 10,5-6. Portanto diante dos tribunais é lícito, bem como antes de assumir grandes responsabilidades sociais e políticas ou ao ser investido de uma missão importante.

Com alegria lembro o juramento que fiz ao ser ordenado ao diaconato.

É no entanto pecado grave o juramento feito nas sociedades secretas.

LIVRE EXAME:

As seitas ensinam que todo crente tem o Espírito Santo e é iluminado por Ele e, portanto, pode examinar livremente a Bíblia, pois chegará à verdade. Que a interpretação deles é verdadeira. A História prova que eles estão errados, pois estão divididos em mais de vinte mil grupos e todos com a Bíblia na mão, todos dizendo que tem o Espírito Santo, mas cada um ensina uma coisa, logo todos eles estão errados. A Bíblia é a Palavra de Deus, mas o legítimo intérprete é a Igreja. Leia: Hebreus 1,1-2; I Timóteo 2,4; Mateus 16, 18; I Timóteo 3,15; Mateus 28, 19-20. Leia ainda: 2 Pedro 3,16 e compare com Atos 8, 30-31.

MÃE DE DEUS:

As seitas em sua maioria negam a Maternidade divina de Nossa Senhora. Dizem que ela é mãe só do corpo de Jesus. Que absurdo!  Jesus é uma Pessoa que tem duas naturezas: a humana e a divina. Uma Mãe nunca é Mãe pela metade, é Mãe sempre de uma pessoa. No caso da Virgem Maria ela é Mãe de uma Pessoa que é o Filho de Deus. Nossa Mãe não gerou nossa alma e no entanto é nossa mãe por completo e não pela metade. Os membros das seitas são na verdade melhores do que a doutrina deles.

Se eles vivessem o que pregam seriam totalmente ímpios. Leia-se Lucas 1,35.41.43; Gálatas 4,4. Santa Isabel a chama de Mãe do Senhor: A palavra Senhor, na língua hebraica e grega, como empregadas na Bíblia, significa DEUS, MÃE DE DEUS.

MATRIMÔNIO:

É um sacramento instituído por Deus, portanto, de origem divina. O casamento verdadeiro é baseado na unidade, isto é, não se pode ter várias esposas ou vários maridos ao mesmo tempo.

É indissolúvel, isto é, que não se pode dissolver, anular, cancelar. Prova Bíblica: Gênesis 1, 28;2,24; Mateus 19,6,9; Romanos 7,3; I Coríntios 7,2.3.10 s; Efésios 5,31ss; Mateus 5,32.

As seitas mudam seus ensinos passo a passo. Quando me iniciei no protestantismo, as seitas eram na sua maioria contra o divórcio. Hoje não conheço nenhum pastor contra o divórcio. Eles celebram os ditos recasamentos. Até os pastores casam e recasam.  Conheço alguns que já se “casaram” três vezes. Todas as mulheres estão vivas.

E há os que aceitam até que o homem tenha várias mulheres como esposas morando todas sob o mesmo teto.

Os fundadores dos mórmons, erroneamente chamados de Igreja dos Santos dos Últimos Dias, tinham várias esposas. O pior: ensinam que Jesus teve várias esposas. Que blasfêmia!

MEDIAÇÃO DE MARIA:

É uma verdade crida e ensinada desde o início da Igreja.

Ainda que Cristo seja o único mediador entre Deus e os homens (I Timóteo 2,5) pois só Ele, por meio de sua morte na cruz, realizou a reconciliação perfeita entre Deus e os homens, não se exclui de outra mediação secundária subordinada a mediação de Cristo. Aliás, a passagem bíblica citada diz que é mediação de redenção e feita por Jesus Cristo Homem. Mediação realizada pelo Verbo feito homem por Maria Santíssima. Aqui já vemos que Ela é medianeira, pois foi através dela que Cristo encarnou-se e se tornou Mediador. Leia-se Mateus 1,16; Lucas 1,42; João 2,1-12. Na obra de Salvação o que Deus uniu (Cristo e a Virgem Maria – o 2º Adão e a 2ª Eva) não separe o homem.

MESTRE:

As seitas, em sua maioria fundadas por pessoas que mal sabem ler e escrever, alegam que não se deve chamar ninguém de Mestre.  Interpretam, como sempre, os versículos bíblicos de forma errada.

Basta lermos Mateus 10, 24-25; Lucas 6,40; 2,46; Atos 13,1; I Coríntios 12, 28-29; Efésios 4,11; I Timóteo 2,7; Hebreus 5,12; Tiago 3,1.  Na Igreja é uma missão dada aos chamados por Deus: Romanos 12,7; I Timóteo 4, 6-16; I Timóteo 5, 17;6,3; 2 Timóteo 3,10; 4,3; Tito 1,9.

MISSA:

Figurada no Antigo Testamento: Gênesis 14, 18-19. Os sacrifícios antigos eram figuras, tipos de verdadeiro e único sacrifício o de
Cristo. O gesto de Melquisedec oferecendo pão e vinho é figura da Missa.

Foi profetizada: Malaquias 1,11-12. Aqui está que a Missa seria sobre toda a Terra em todos os lugares e todas as horas do dia. É a Católica em ação divina. Instituída por Cristo: Lucas 22, 19-20; Mateus 26,26-28.

É ensinada e praticada por São Paulo: I Coríntios 10, 16.21; I Coríntios 11,23ss; Hebreus 13,10. As seitas não tem altar, vítima e sacerdote. Tem que ser sacrifício diário. As seitas tem uma imitação chamada Ceia do Senhor e que realizam de vez em quando (uma vez por mês ou por ano). Usam suco de uva o que era desconhecido no tempo de Jesus. Cristo usou vinho mesmo. Leia Salmo 103, 15; Mateus 26,29 – o emprego é de vinho mesmo.

Deus condena a embriaguês não o uso moderado do vinho, da cerveja.

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.