Ucrânia: 162 edifícios religiosos destruídos

Os russos continuam a atingir e destruir o patrimônio cultural e religioso da Ucrânia.

Segundo o site Gaudium Press (14/08/2022), até o dia 11 de agosto de 2022, o Ministério da Cultura e Política de Informação da Ucrânia já havia registrado 464 episódios considerados crimes de guerra da Rússia contra o patrimônio cultural ucraniano, informou Oleksandr Tkachenko, porta-voz deste Ministério. Ele acusou os russos de “lutarem contra nossa identidade e de atacarem deliberadamente objetos culturais. Eles tentam destruir nossa memória para que não reste nada que nos conecte com nossas raízes”, e ressaltou que “infelizmente, isso acontece quase todos os dias”.

Como resultado do bombardeio dos russos, 139 patrimônios culturais já foram destruídos e danificados. São 23 monumentos de importância nacional, 109 monumentos de importância local, 108 objetos de valiosos edifícios históricos e 7 objetos do patrimônio cultural recentemente descobertos.

Os ataques russos destruíram ou danificaram 361 objetos de arte e instituições culturais, dentre os quais se encontram 162 edifícios religiosos, 70 casas de cultura e outras instituições de arte; 51 monumentos memoriais; 44 bibliotecas; 34 museus e reservas.

Esses crimes foram registrados em 15 regiões da Ucrânia. A maior parte dos danos ocorreu nas regiões de Kharkov e Donetsk.

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/ucrania-162-edificios-religiosos-destruidos/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.