Papa Francisco em videomensagem ao Iraque: vou como peregrino da paz e da esperança

Segundo o ACI (04/03/2021), o Papa Francisco enviou uma mensagem de vídeo ao povo do Iraque por ocasião de sua próxima viagem apostólica entre os dias 5 e 8 de março, na qual indicou que está indo como peregrino da paz e da esperança e agradeceu aos cristãos pelo testemunho desta “Igreja mártir”.

Depois de proferir a tradicional saudação em árabe “as-salāmu ʿalaykum” que significa “a paz esteja convosco”, o Santo Padre observou aos iraquianos que ele deseja “encontrá-los, ver seus rostos, visitar sua terra, um berço antigo e extraordinário da civilização”.

“Eu vou como peregrino, como peregrino penitente para implorar ao Senhor por perdão e reconciliação após anos de guerra e terrorismo, para pedir a Deus o conforto dos corações e a cura das feridas”, disse o Pontífice.

Além disso, o Papa enfatizou que ele vai “como um peregrino da paz, para repetir: Todos são irmãos” e acrescentou que ele vai até como um “peregrino da paz em busca de fraternidade, encorajado pelo desejo de orar juntos e caminhar juntos, também com irmãos e irmãs de outras tradições religiosas, no sinal do Padre Abraão, que une em uma família os muçulmanos, judeus e cristãos.”

“Queridos irmãos e irmãs cristãos, que testemunharam a fé em Jesus no meio de provas muito duras, espero vê-los. Estou honrado em conhecer uma Igreja mártir: obrigado por seu testemunho!”, disse o Papa.

Nesta linha, o Santo Padre pediu que os muitos mártires que conheceram “nos ajudem a perseverar no humilde poder do amor” e acrescentou que “eles ainda têm em seus olhos as imagens de casas destruídas e igrejas profanadas, e em seus corações as feridas dos afetos que deixaram para trás e das casas abandonadas”.

“Eu gostaria de trazer a vocês a carícia afetuosa de toda a Igreja, que está perto de vocês e do Martirizado Oriente Médio e os encoraja a seguir em frente”, enfatizou o Pontífice.

Ao final, Papa encoraja a não desistir “diante da propagação do mal: as antigas fontes de sabedoria de suas terras nos direcionam para outro lugar, para fazer como Abraão que, deixando tudo, nunca perdeu a esperança e confiando em Deus, deu vida a uma semente tão numerosa quanto as estrelas do céu” e convidou a olhar para as estrelas porque “nelas está nossa promessa”.

“Queridos irmãos e irmãs, pensei muito em vocês nestes anos, vocês que sofreram tanto mas não se deixaram abater”, acrescentou.

Nesse sentido, o Santo Padre enfatizou que agora vai até “vossa terra abençoada e ferida como peregrino da esperança” e lembrou que “em Nínive, a profecia de Jonas ressoou, o que impediu a sua destruição e trouxe uma nova esperança, a esperança de Deus. Deixemo-nos contagiar por essa esperança, que nos encoraja a reconstruir e recomeçar.”

“Nestes tempos difíceis de pandemia, ajudemo-nos uns aos outros a fortalecer a fraternidade, a construir juntos um futuro de paz”, o Papa invocou a paz e bênção do Altíssimo e pediu a todos que o acompanhassem com oração em sua peregrinação.

Esta viagem internacional será a 33ª. do pontificado de Francisco, que faz história ao tornar-se o primeiro Papa a visitar o Iraque.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-em-videomensagem-ao-iraque-vou-como-peregrino-da-paz-e-da-esperanca-17027

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.