Grandes ensinamentos do humilde São João da Cruz

JanodKrzyza

Dia 14 de dezembro a Igreja celebra sua memória litúrgica 

Seu nome era João de Yepes, espanhol. Foi um dos santos mais desconcertantes e ao mesmo tempo mais transparente da mística moderna. Era vinte e sete anos mais jovem do que sua amiga Santa Teresa de Ávila, que o chamava de seu “pequeno Sêneca”, por causa de sua baixa estatura. Amavelmente, Santa Teresa o chamava de “meio-homem”, mas não hesitava em considera-lo pai de sua alma. Dizia que não era possível conversar com ele sobre Deus sem vê-lo em êxtase.

São João da Cruz foi um grande mestre da vida espiritual. O resumo de sua vida monástica estava nessas palavras: “Não faça coisa alguma, nem diga palavra alguma, que Cristo não faria ou não diria se se encontrasse nas mesmas circunstâncias de você, e tivesse a mesma saúde e idade suas”. “Nada peça a não ser a cruz, e precisamente sem consolação, pois isso é perfeito”. “Renuncie aos seus desejos e encontrará o que o seu coração deseja”.

Leia também: Ensinamentos de São João da Cruz -Parte 1

Ensinamentos de São João da Cruz (Parte 2)

Ensinamentos de São João da Cruz (Parte 3)

Conheça 10 de muitos ensinamentos que este grande santo e doutor da Igreja nos deixou:

1. “Se está em mim aquele a quem minha alma ama, como não o encontro nem o sinto? É por estar ele escondido. Mas não te escondas também; assim podes encontrá-lo e senti-lo…”

2. “Não faça coisa alguma, nem diga palavra alguma que Cristo não faria ou não diria se encontrasse as mesmas circunstâncias”.

3. “Renuncie aos desejos e encontrará o que seu coração deseja”.

4. “Quem se queixa ou murmura não é cristão perfeito, nem mesmo um bom cristão”.

5. “Para se progredir, o que mais se necessita é saber calar diante de Deus…a linguagem que ele melhor ouve é a do silêncio de amor”.

6. “O demônio teme a alma unida a Deus como ao próprio Deus”.

7. “A pessoa que caminha para Deus e não afasta de si as preocupações, nem domina suas paixões, caminha como quem empurra um carro encosta a cima”.

8. “A constância de ânimo, com paz e tranquilidade, não só enriquece a pessoa, como a ajuda muito a julgar melhor as adversidades, dando-lhes a solução conveniente”.

9. “As criaturas são os vestígios das pegadas de Deus, pelas quais se reconhece sua grandeza, poder e sabedoria”.

10. “Deus quer mais de ti um mínimo de obediência e docilidade, do que todas as ações que realizas por ele”.

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.