Documentos da Companhia de Jesus relacionados ao Holocausto serão digitalizados

Os jesuítas e o Museu Memorial do Holocausto (EUA) assinaram um acordo para digitalizar os arquivos da Companhia de Jesus relacionados com o Holocausto dos judeus

Segundo o site Gaudium Press (29/02/2024), a Companhia de Jesus, o Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos e a Fundação Polanco firmaram um acordo de cooperação na última terça-feira, 27 de fevereiro.

O objetivo do acordo é digitalizar e compartilhar milhares de páginas dos arquivos da Companhia de Jesus relacionados ao Holocausto dos judeus durante o nazismo. Posteriormente, o projeto prevê que os documentos sejam disponibilizados na sala de leitura do Museu, bem como outros documentos apostólicos do Vaticano, onde estarão acessíveis para a consulta e leitura de pesquisadores e historiadores.

Zachary Levine, Diretor dos Assuntos Arquivísticos do Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos, enfatizou a importância do acordo durante a cerimônia que foi realizada em Roma, na Cúria Geral da Companhia de Jesus.

Levine também ressaltou a importância dos arquivos dos jesuítas no projeto, que visa divulgar os arquivos do Pontificado de Pio XII, conforme solicitado pelo Papa Francisco em 2019. A digitalização de milhares de documentos pertencentes aos jesuítas sobre o Holocausto visa contribuir para a compreensão desse período histórico.

Segundo informou Levine, o Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos planeja contribuir para a digitalização de arquivos de outras igrejas e conventos de Roma, onde muitos judeus foram salvos durante a Segunda Guerra Mundial.

O Padre Antoine Kerhuel SJ, Secretário da Companhia, explicou que o acordo não serve apenas para preservar os documentos, mas visa principalmente facilitar a utilização dos mesmos e promover a cultura e a pesquisa histórica.

O embaixador norte-americano, Joseph Donnelly, que também esteve presente na cerimônia, agradeceu à Companhia de Jesus por conceder acesso aos seus documentos e ao Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos por promover e divulgar a história. (FM)

Com informações de VaticanNews.

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/documentos-da-companhia-de-jesus-relacionados-ao-holocausto-serao-digitalizados/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.