O que acontece com os santos celebrados em 29 de fevereiro quando não há ano bissexto?

O Calendário Gregoriano, nomeado em homenagem ao papa Gregório XIII e usado em quase todo o mundo, diz que a cada quatro anos há um “ano bissexto”, que tem um dia extra: 29 de fevereiro. Algo pouco conhecido é que a Igreja Católica também celebra alguns santos nesse dia. Mas o que acontece com eles durante os outros três anos?

O site de pesquisa dos santos Santi e Beati diz que esses santos, juntamente com a beata Franciscana Antônia de Florença, são celebrados em 29 de fevereiro, mas quando não há ano bissexto, o dia de sua festa é transferido para 28 de fevereiro.

Segundo o site oficial de notícias da Santa Sé, Vatican News, em 29 de fevereiro celebra-se o mártir santo Augusto Chapdelaine, que foi um padre francês e membro da Sociedade de Missões Estrangeiras de Paris. Em 1852, ele viajou como missionário para a China e, anos depois, foi denunciado a uma autoridade anticristã. Ele morreu neste dia.

O Vatican News também apresenta nesta data a celebração do papa santo Hilário. O livro Vidas dos Santos, de Alban Butler, registra que ele foi eleito papa quando ainda era diácono. Por outro lado, os historiadores divergem quanto ao fato de ele ter morrido em 28 ou 29 de fevereiro, talvez por ter morrido no ano bissexto de 468.

Assim como eles, santo Osvaldo, arcebispo de York, atual Inglaterra, também é celebrado nesse dia. Segundo o Diretório Franciscano de Santos, ele morreu nesse dia, em 992, depois de lavar os pés de 12 mendigos e comer com eles.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticia/57487/o-que-acontece-com-os-santos-celebrados-em-29-de-fevereiro-quando-nao-ha-ano-bissexto

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.