Primeira Catequese de Papa Francisco: Como viver a Semana Santa?

ppangelusfranciscoQuarta-feira, como de costume, o Papa pronuncia sua catequese para todo o povo da Igreja. E, essa em especial, foi a primeira catequese feita pelo Papa Francisco.

O Santo Padre abordou a temática da Semana Santa, mas prometeu continuar os ensinamentos sobre o Ano da Fé após a Páscoa.

Papa Francisco inicia seu discurso com uma pergunta: “Mas que significa viver a Semana Santa para nós?”, logo responde que é acompanhar Jesus no caminho rumo à Cruz e à Ressurreição. E explicou que, na Semana Santa, vivemos o ápice da caminhada de Jesus: ele se entregou voluntariamente à morte para corresponder ao amor de Deus Pai, em perfeita união com sua vontade, para demonstrar o seu amor por nós.

Jesus foi presença de amor na terra, continuou, em sua missão terrena, ele falou a todos, sem distinção, aos grandes e aos humildes, trouxe o perdão de Deus e sua misericórdia, ofereceu esperança; consolou e curou.

Então, novamente pergunta: “O que tudo isso tem a ver conosco?” E afirma em resposta a sua própria pergunta: “Significa que esta é também a minha, a tua, a nossa caminhada. Viver a Semana Santa seguindo Jesus quer dizer aprender a sair de nós mesmos, ir ao encontro dos outros, ir às periferias da existência, encontrar sobretudo os mais distantes, os que mais necessitam de compreensão, de consolação, de ajuda”.

Para o Papa, viver a Semana Santa é entrar sempre mais na lógica de Deus, do Evangelho. E ele ressaltou que acompanhar Cristo exige sair de nós mesmos, deixar de lado um modo habitual de viver a fé . Deus saiu de Si mesmo para vir ao nosso encontro e também nós devemos fazer o mesmo. A falta de tempo não é desculpa, disse o Papa. Não podemos nos contentar com uma oração, uma Missa dominical distraída e não constante, de algum gesto de caridade, e não ter a coragem de “sair” para levar Cristo, explicou o Pontífice.

“A Semana Santa é um tempo de graça que o Senhor nos doa para abrir as portas do nosso coração, da nossa vida, das nossas paróquias, dos movimentos, das associações, e ‘sair’ ao encontro dos outros para levar a luz e a alegria da nossa fé, um raio de amor do Senhor. Sair sempre! E isso com o amor e a ternura de Deus, no respeito e na paciência”, completou o Papa Francisco.

Fonte: http://www.gaudiumpress.org/content/45229-Audiencia-Geral–Papa-ensina-como-viver-a-Semana-Santa#ixzz2Ok6Z8dLV

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.