Por que alguns lugares celebram são Judas Tadeu no dia 28 de cada mês?

No México e em outros lugares, há uma tradição de venerar são Judas Tadeu no dia 28 de cada mês, e o padre José de Jesús Aguilar, vice-diretor de rádio e televisão da arquidiocese do México explica o porquê.

No programa de televisão Sale el Sol, do canal mexicano Imagen, o padre Aguilar disse em 2019 que “o santoral tem como único dia de são Judas Tadeu o dia 28 de outubro”, mas “os devotos fizeram com que esta festividade continuasse ocorrendo no dia 28 de cada mês para que sua devoção permaneça sempre firme”.

O padre recordou depois que “são Judas Tadeu era primo de Jesus Cristo e que morreu martirizado, ao contrário de Judas Iscariotes que, embora fosse apóstolo, foi o traidor e infelizmente terminou a sua existência mal”.

“São Judas Tadeu, por isso, devido à confusão entre Judas Iscariotes e ele, não foi venerado por muito tempo, até que os Jesuítas resolveram desvendar esta história, eles divulgaram a verdadeira história de Judas Tadeu e as pessoas começaram a pedir por sua ajuda, sua intercessão, para receber algum milagre de Deus”.

“E como este santo, diz a tradição popular, ficou muito tempo sem trabalhar, começou a responder rapidamente todos os pedidos que as pessoas faziam”, acrescentou.

Padre Aguilar destacou que foi assim que são Judas Tadeu se tornou “um dos santos mais populares”.

“Ele é representado com uma pequena chama na cabeça, para lembrar que recebeu o fogo do Espírito Santo em Pentecostes, com um medalhão com o rosto de Cristo no peito para lembrar que como Cristo era seu primo, ele se parecia com Ele, e porque ele levou Cristo a várias partes, a ponto de ser martirizado com uma clava e também com machado”.

“Por isso ele é representado com um grande machado ou com uma clava”, explica.

Ao concluir, o padre mexicano disse que “as famosas correntes que chegam na internet ou embaixo da porta, onde falam ‘se você fizer essa corrente você vai se dar bem, vai ganhar a loteria’, são correntes de superstição que não fazem sentido”.

“Por isso, se você receber alguma, pode rompê-la, e diga: eu sigo apenas o exemplo de são Judas Tadeu nas coisas positivas, e se por acaso eu tiver correntes, serão de amor, de solidariedade, com aquelas pessoas que fazem parte da minha vida ou com os mais necessitados”.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/por-que-alguns-lugares-celebram-sao-judas-tadeu-no-dia-28-de-cada-mes-25693

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.