Ordem de monjas de clausura deixa a Nicarágua após 22 anos

Segundo o ACI (01/03/2023), as irmãs trapistas da Nicarágua, que chegaram ao país em 2001, anunciaram que deixaram o país centro-americano após 22 anos de trabalho e serviço.

Em uma publicação em sua página no Facebook, as monjas dizem: “Nós, as irmãs trapistas da Nicarágua, deixamos voluntariamente o país”.

As religiosas citam como razões para a decisão “motivos da ordem”, a “falta de vocações” e a “idade avançada de várias irmãs”, entre outros.

“Seguiremos sempre unidos na oração, na amizade e no amor que o Senhor nos deu nestes 22 anos”, acrescentaram, informando que seu “novo destino é o Panamá”.

As primeiras irmãs trapistas chegaram à Nicarágua em janeiro de 2001, vindas da cidade argentina de Hinojo, para fundar o mosteiro Santa Maria da Paz, no departamento de Chontales.

Nos últimos dias, as monjas entregaram o mosteiro à diocese de Juigalpa, que ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Embora em seu comunicado as religiosas não tenham falado sobre sua situação migratória na Nicarágua, a Direção Geral de Migração e Estrangeiros convocou religiosos e missionários estrangeiros nas últimas duas semanas.

Segundo o jornal nicaraguense 100% Noticias, novos requisitos estão sendo exigidos para que essas pessoas permaneçam no país.

Nos últimos dias o governo do presidente Daniel Ortega, ex-guerrilheiro de esquerda que soma 29 anos no poder, proibiu a celebração da via-sacra nas ruas do país.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/ordem-de-monjas-de-clausura-deixa-a-nicaragua-apos-22-anos-75877

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.