Oito princípios para que os médicos defendam a vida

María José Mancino, fundadora e presidente da organização Médicos pela Vida na Argentina, propôs oito princípios para que os médicos sempre defendam a vida, especialmente diante da ameaça do aborto e eutanásia.

No sábado, 26 de março de 2022, Mancino publicou uma carta aos médicos no Instagram, no dia de uma grande marcha pela vida, que pedia a revogação da lei do aborto aprovada pelo senado em dezembro de 2020 e que foi promovida pelo presidente da Argentina, Alberto Fernández.

Os participantes exigiram na época a implementação urgente e integral da “lei dos mil dias” para dar “uma resposta real aos problemas que vivem tantas mulheres e famílias em nossa província” e transformar em políticas públicas as ações que a sociedade civil faz para o cuidado da gravidez vulnerável.

Os manifestantes também pediram o “fim imediato de todas as perseguições aos profissionais de saúde que se opõem à prática do aborto, sejam ou não objetores de consciência”.

Os oito princípios propostos pela doutora Mancino para seus colegas médicos são os seguintes:

1.- Que em todos os momentos nos vejam sempre consolando e abraçando toda a vida humana desde a concepção até a morte natural.

2.- Que as crianças e todas as pessoas vulneráveis ​​sejam a nossa prioridade.

3.- Que saibamos aliviar a tristeza de nossos pacientes.

4.- Que não discriminemos nenhum tipo de paciente por suas convicções ou decisões.

5.- Que respeitemos a dignidade da pessoa em todas as fases da vida.

6.- Que não ajamos contra a vida dos doentes justificando a morte em nome de uma suposta piedade ou em pesquisas científicas: todas as vidas valem muito.

7.- Que sejamos autênticos promotores da vida e que demos conselhos a outros amigos, colegas, objetando consciência e não participando de atos ilegítimos contra a vida.

8.- Que possamos estar unidos e orgulhosos de viver com convicção estes princípios inalienáveis.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/oito-principios-para-que-os-medicos-defendam-a-vida-85072

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.