Memorial São Frei Galvão é inaugurado em São Paulo

Localizado no Convento e Santuário São Francisco, o local apresenta uma réplica do quarto do primeiro Santo nascido no Brasil.

Segundo o site Gaudium Press (08/02/2024), o Convento e Santuário São Francisco, localizado no centro da cidade de São Paulo, inaugurou um memorial dedicado a Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, o primeiro Santo nascido no Brasil.

Réplica do quarto de Frei Galvão

Montado em um dos três quartos remanescentes da construção original do Convento, o memorial apresenta uma réplica do quarto de Frei Galvão. Os visitantes podem admirar os detalhes do cômodo e de alguma forma reviver a sua espiritualidade.

Além dos objetos originais do Convento, o espaço conta ainda com uma imagem do Santo em tamanho real, sentado diante de uma escrivaninha tendo na parede à sua frente a imagem de Nossa Senhora, a Imaculada Conceição.

A proposta é a de recordar o dia 9 de novembro de 1766, data na qual Santo Antônio de Sant’Anna Galvão escreveu com o próprio sangue sua consagração como filho e escravo perpétuo da Virgem Imaculada.

Local está aberto ao público

Refletindo a simplicidade do Santo, chegou ao Convento São Francisco em julho de 1762 para a conclusão dos estudos em Filosofia e Teologia, o quarto conta apenas com uma cama, um genuflexório, uma mesa de cabeceira e um armário.

Diariamente Frei Galvão saia do Convento e se dirigia ao Recolhimento da Luz, construído por ele para ser um local exclusivamente dedicado às mulheres. Ao longo do percurso de pouco mais de dois quilômetros, o religioso abençoava e atendia os mais necessitados.

O Memorial de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão está localizado no Largo São Francisco, 133, região central da capital paulista. O local está aberto ao público de segunda a sexta-feira, mediante agendamento e aos finais de semana, sem necessidade de agendar. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/memorial-sao-frei-galvao-e-inaugurado-em-sao-paulo/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.