“Livres de escolher migrar ou permanecer” é o tema do Dia do Migrante e Refugiado 2023

O site ACI Digital publicou hoje (21/03/2023) a seguinte notícia:

“Livres de escolher migrar ou permanecer” é o tema escolhido pelo papa Francisco para o 109º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que será celebrado em 24 de setembro de 2023.

Segundo a Santa Sé, o intuito do papa é promover uma reflexão renovada sobre um direito ainda não codificado a nível internacional: o direito a não ter que emigrar, ou seja, o direito a poder permanecer na própria terra.

A natureza forçada de muitos fluxos migratórios atuais impõe uma atenta consideração das causas das migrações contemporâneas. O direito a permanecer é anterior, mais profundo e mais amplo do que o direito a emigrar, disse a Santa Sé. Inclui a possibilidade de participar no bem comum, o direito a viver com dignidade e o acesso a um desenvolvimento sustentável.

Para favorecer uma adequada preparação para a celebração deste dia, o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral lançará uma campanha de comunicação destinada a favorecer uma compreensão profunda do tema da mensagem através de subsídios multimídia, material informativo e reflexões teológicas.

Desde 1914, a Igreja Católica celebra o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado no último domingo de setembro.

Essa celebração foi incorporada ao calendário de comemorações da Igreja Católica durante o pontificado de Bento XV a pedido da Congregação Consistorial, que se preocupava com o grande fluxo migratório de italianos para diversas regiões do mundo.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/livres-de-escolher-migrar-ou-permanecer-e-o-tema-do-dia-do-migrante-e-refugiado-2023-17076

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.