Dom Scicluna finaliza missão pastoral no Chile e pede perdão em nome do Papa

Segundo o site ACI Digital (18/06/2018), na manhã do último domingo, o enviado do Papa Francisco para uma missão pastoral na Diocese de Osorno (Chile), Dom Charles Scicluna, pediu perdão em nome do Santo Padre a todos os fiéis, depois de escutar durante vários dias as vítimas dos casos de abuso sexual.

“O Papa Francisco me encarregou de pedir perdão a cada um dos fiéis da Diocese de Osorno e a todos os habitantes deste território, por tê-los ferido e ofendido profundamente”, disse em 17 de junho através de um comunicado o também Bispo de Malta, ao terminar a sua missão em Osorno com uma Missa na Catedral de São Mateus.

Entre os dias 14 e 17 de junho, Dom Charles Scicluna e o Mons. Jordi Bertomeu, delegados do Papa, permaneceram em Osorno para encontrar diferentes comunidades e avançar no caminho de reconciliação e de comunhão. Anteriormente, ambos reuniram informações sobre o possível encobrimento por parte do Bispo de Osorno nos casos de abusos sexuais cometidos pelo sacerdote Fernando Karadima.

Em seu comunicado, Dom Scicluna agradeceu “a todos pela maravilhosa, calorosa e sincera acolhida” e por permitir-lhes que “sentissem o amor da Igreja”, o que os “comoveu profundamente”.

“Para Mons. Jordi Bertomeu e para mim foi uma experiência profunda de Deus, ter encontrado tantas comunidades paroquiais, tantas pessoas que tiveram a generosidade de compartilhar conosco as suas feridas, experiências dolorosas, assim como as suas esperanças e amor pela Igreja em Osorno”, sublinhou o Prelado.

Também agradeceu a todos os membros do clero de Osorno e a todas as pessoas, “por tanta boa vontade, por tanto amor à Igreja de Jesus Cristo e pelo desejo de uma grande maioria de verdadeira reconciliação”.

Além disso, sublinhou que a reconciliação tão esperada não será alcançada “com uma missão de alguns dias, mas é um dom de Deus que deve ser acompanhado por um longo processo, que requer paciência, generosidade, fortaleza e humildade”.

Ao finalizar a sua mensagem, desejou a Dom Jorge Concha, Administrador Apostólico de Osorno, “tudo de bom em sua missão de servir ao povo de Deus que deseja a unidade e que busca ser um verdadeiro testemunho da alegria do Evangelho”.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/dom-scicluna-finaliza-missao-pastoral-no-chile-e-pede-perdao-em-nome-do-papa-72362

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.