Bispos da Inglaterra e Gales pedem a nomeação de um novo doutor da Igreja

Este pedido conta com o apoio de outras Conferências Episcopais, instituições acadêmicas, ordens religiosas e comunidades eclesiais de todo o mundo.

Segundo o Gaudium Press (31/05/2024), a Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales enviou ao Papa Francisco uma petição para que São John Henry Newman seja nomeado doutor da Igreja. Este pedido conta com o apoio de outras Conferências Episcopais, instituições acadêmicas, ordens religiosas e comunidades eclesiais de todo o mundo.

Uma luz para a escuridão deste tempo

Alguns membros do alto clero acreditam que já é possível abrir um procedimento para que os Dicastérios romanos para as Causas dos Santos e para a Doutrina da Fé examinem se os ensinamentos de Newman são significativos o suficiente para serem considerados eminentes e, neste caso, o Santo poderia ser elevado à categoria de Doutor da Igreja.

Em entrevista à Rome Reports, o Padre George Bowen CO, do Oratório em Londres, assegurou que “pouco antes de sua morte, Bento XVI se inteirou dos esforços para elevar Newman à categoria de Doutor da Igreja. Estava radiante e disse: ‘Newman – Doutor da Igreja, seria uma luz para a escuridão deste tempo!’”.

Escritos eminentes e de grande relevância para a Igreja

Em novembro de 2023, a Comissão de Doutrina dos Bispos dos EUA perguntou aos prelados do país se eles concordavam que fosse enviada uma carta ao Papa Francisco apoiando a proposta apresentada pelos Bispos Católicos da Inglaterra e País de Gales. Os prelados norte-americanos, em sua maioria, votaram a favor.

“Os escritos de São John Henry Newman são verdadeiramente eminentes e de grande relevância para a Igreja hoje, especialmente nas áreas do desenvolvimento da doutrina, da moral, fundamentos da educação, o primado da consciência, o papel dos leigos e a busca da verdade, entre muitos outros”, afirmou Dom Daniel Ernesto Flores, chefe da Comissão de Doutrina da USCCB.

Quem foi São John Henry Newman?

Nascido em 21 de fevereiro de 1801, John Henry Newman se converteu à Fé Católica vindo do anglicanismo, tendo, para isso, enfrentado a hostilidade e discriminação por parte de sua família e da comunidade. No ano de 1825 foi ordenado sacerdote anglicano e mais tarde fundou o Movimento Oxford.

Em 1847 foi ordenado sacerdote católico e fundou o Oratório de São Filipe Neri na Inglaterra. Seu comprometimento com a educação o fez fundar a Universidade Católica da Irlanda e duas escolas para meninos. O Santo, considerado um dos convertidos mais famosos do nosso tempo, faleceu em 1890 em Birmingham. No ano de 2010 o Papa Bento XVI o beatificou e no ano de 2019 o Papa Francisco o canonizou. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/bispos-da-inglaterra-e-gales-pedem-a-nomeacao-de-um-novo-doutor-da-igreja/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.