São José será mencionado nas Orações Eucarísticas, conforme decreto aprovado pelo Santo Padre

ppsanjose19062013O site ACI (19/06/13) informou que por meio de um decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, o Papa Francisco realizou uma pequena modificação nas orações da Missa para nutrir a devoção a São José.

Segundo a notícia, com esta modificação São José será mencionado nas Orações Eucarísticas I, II e IV da terceira edição típica do Missal Romano, citando seu nome após o nome da Virgem Maria.
O decreto “Paternas Vices”, assinado pelo Prefeito desta Congregação, Cardeal Antonio Cañizares e pelo Arcebispo secretário Arthur Roche, no dia 1º de maio de 2013, memória de São José Operário, manifesta assim a decisão de Bento XVI de acolher as numerosas petições recebidas desde muitos lugares, uma decisão confirmada pelo Papa Francisco.

“Na Igreja Católica – diz o decreto- os fiéis manifestaram sempre uma devoção ininterrupta a São José honrando solenemente a memória do castíssimo esposo da Mãe de Deus como Patrono celeste de toda a Igreja, de tal modo que o Beato João XXIII durante o Sacrossanto Concílio Ecumênico Vaticano II decretou que se acrescentasse seu nome no antiquíssimo Cânone Romano”.

O texto assinala logo que “o Sumo Pontífice Bento XVI acolheu com benevolência e aprovou os devotos desejos que chegaram por escrito procedentes de diversos lugares, e que agora confirmou o Sumo Pontífice Francisco, confirmando a plenitude da comunhão dos Santos que, tendo sido peregrinos conosco neste mundo, nos conduzem a Cristo e nos unem a Ele”.

“A respeito dos textos em língua latina, se utilizarão as fórmulas que a partir de agora se declaram típicas. A mesma Congregação se ocupará das traduções nas línguas ocidentais de maior difusão; as que se redijam em outras línguas têm que ser elaboradas, segundo as normas do direito, pelas respectivas Conferências episcopais e confirmadas pela Sé Apostólica através deste dicastério”.

Fonte:http://www.acidigital.com/noticia.php?id=25585

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.