Para quem quer levar vantagem em tudo

plantar_igrejas-793471Aristóteles (384-322 a.C.), o grande filósofo grego, escreveu: “Que se enfureça o mar, que o universo trema, e que as nuvens chovam raios, nada atemoriza a uma consciência justa.” De outra forma o grande Santo Agostinho (354-430) disse: “Teus pecados são a tua tristeza, deixe que a santidade seja a tua alegria”.

Sem uma escala de valores que oriente a nossa vida e o nosso procedimento moral, não podemos ser felizes e não podemos criar um mundo feliz. Não podemos, por exemplo, tratar os nossos superiores com lisonja e os nossos subordinados com desprezo. Não podemos subir na vida com adulação e tramoias, pois isto deixa sempre um rastro de humilhação na pessoa.

Há um ensinamento profundo que diz o seguinte: quando se perdeu a fortuna, pouco se perdeu, pois isto não atinge a honra da pessoa; quando se perdeu a coragem, muito se perdeu; quando se perdeu a honra, tudo se perdeu.

Infelizmente muito trabalho é feito neste mundo para enganar as pessoas; para fazer as coisas parecerem diferentes do que são na realidade. Mas a verdade um dia vence; é como disse um dia Abraão Lincoln: “Podes enganar parte do povo todo o tempo e todo o povo parte do tempo. Mas não podes enganar todo o povo todo o tempo”.

Não pense que você poderá ser feliz enganando os outros ou querendo sempre levar vantagem sobre todos. Há uma lenda de dois burros que diz que o seu dono decidiu um carregamento de açúcar e de esponja. Então, o burro “mais esperto” logo se deixou carregar com os fardos de esponja; sobrou para o mais simplório a carga pesada de açúcar; e a viagem começou. Em dado ponto, havia uma ponte que havia caído, e sem perceber que o rio era fundo, os dois burros se meteram na água. Logo as esponjas do primeiro se encheram de água e ele foi para o fundo, enquanto que a carga de açúcar do segundo se dissolveu e ele pode atravessar o rio nadando até o outro lado. A vida tem boas lições para os que querem levar vantagens sobre os outros.

Prof. Felipe Aquino

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.