Igreja excomunga sacerdote que promovia a ordenação de mulheres e o “matrimônio” homossexual

ppaustralia240913O site ACI/EWTN Noticias informou nesta terça-feira (24/09/13) que o Papa Francisco expulsou do estado clerical e excomungou Greg Reynolds, porque nunca deixou de celebrar publicamente a Eucaristia difundindo doutrinas contrárias aos ensinamentos da Igreja, como o sacerdócio feminino e o mal chamado “matrimônio” homossexual, apesar de ter sido suspenso no seu ministério pela Arquidiocese de Melbourne (Austrália).

Conforme informou o meio australiano The Age, o documento de excomunhão foi enviado a Reynolds em 31 de maio deste ano, depois da Congregação para a Doutrina da Fé intervir no seu caso e com a autorização do Santo Padre.

O ex-sacerdote foi afastado do seu cargo de pároco em 2011 e fundou no ano passado a organização “Católicos Inclusivos”, devido a sua “crescente convicção de que a Igreja Católica institucional estava equivocada no seu ensinamento sobre a ordenação de mulheres e a homossexualidade”.

No site da sua nova organização, Reynolds anuncia que realiza todos os domingos uma “Eucaristia Inclusiva”.

Apesar disto, o ex-sacerdote assegurou à imprensa australiana que ele esperava ser expulso do estado clerical, mas não excomungado, e assegurou ainda que esta sanção não afetará o trabalho na sua nova organização.

“No passado a excomunhão era um tema muito sério, mas hoje a hierarquia tem perdido a confiança e o respeito”, disse.

Em agosto de 2012, o Arcebispo de Melbourne (Austrália), Dom Denis Hart, advertiu a Reynolds sobre a sua situação “irregular”, pois continuava celebrando publicamente a Eucaristia mesmo estando suspenso do ministério ativo. Nessa ocasião também advertiu a Reynolds sobre a sua escolha de “atuar ‘de forma independente’ e prover ‘formas alternativas de Eucaristia’, nenhuma das quais estavam de acordo com um desejo de atuar em comunhão com a Igreja”.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=26096

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.