Concurso para universitários: Ciência e Religião

Concurso de Artigos sobre Ciência e Religião para Acadêmicos na América Latina

Ciência e Religião: as grandes questões da Humanidade em perspectiva Latino-Americana
O Ian Ramsey Centre for Science and Religion da Universidade de Oxford, com os auspícios do British Council, convoca para o Concurso de Artigos sobre Ciência e a Religião para acadêmicos de América Latina. Por acadêmicos entende-se qualquer pessoa que trabalha ou estuda em uma universidade latino-americana. Esperamos que os acadêmicos sênior irá participar largamente do concurso.

As contribuições devem ser na forma de artigo a ser publicado em qualquer revista acadêmica de qualidade internacional. Os critérios de avaliação vai concordar com esse nível de trabalho acadêmico.

Objetivos do concurso:
1) Promover a pesquisa em ciência e religião nos investigadores na América Latina.

2) Identificar pesquisadores em ciência e humanidades interessados em participar no diálogo entre ciência e religião.

3) Apresentar as investigações, e anunciar eletronicamente a seleção das melhores redações, tanto ao mundo acadêmico como ao público em geral.

Temática:
Dado que “ciência e religião”, como tal, não é um tema recorrente nos currículos dos cursos em América Latina, a temática será ampla para atrair o maior número de participantes possível. Assim, o título é “Ciência e Religião: as grandes questões da Humanidade em perspectiva Latino-Americana “. Sugerimos temas específicos como a cosmologia e a criação, evolução e a pessoa humana, Deus e a física contemporânea, neurociência e religião, etc. Acolhemos também novas perspectivas para o diálogo, e particularmente perspectivas que podem ser únicos para a América Latina.

Destinatários da convocatória:
Todos os acadêmicos da América Latina, que estão trabalhando em pesquisa ou ensino em graduação ou em pós-graduação em humanidades (filosofia, teologia, história da ciência, sociologia, etc.) e ciências (biologia, química, física, cosmologia, etc.).

Elegibilidade:
1) Cada participante deve ser acadêmicos de uma universidade na América Latina. É preciso apresentar evidencia de afiliação universitária.

2) Os artigos devem ser inéditos, isto é, que não tenham sido apresentados para outro concurso, como tampouco publicados em qualquer formato impresso ou digital.

Idiomas:
Os artigos podem ser apresentadas em Espanhol, Português ou Inglês. O idioma não terá qualquer influência na decisão sobre as redações vencedoras.

Critérios de seleção dos artigos vencedores:

1) O artigo não deve exceder 8000 palavras.

2) O artigo deve explorar uma das grandes questões da humanidade, enfocando perspectivas oferecidastanto pela ciência contemporânea como pela religião.

3) O artigo deve relacionar idéias pessoais com as de outros autores e as tendências contemporâneas da ciência e da religião.

4) Os artigos serão avaliadas pela clareza e lucidez ao apresentar os argumentos e pela qualidade e originalidade da discussão.

Prêmios:
Primeiro prêmio de £1.000
Segundo prêmio de £800
Terceiro prêmio de £500

Os artigos serão julgadas por um grupo internacional de especialistas acadêmicos.

Para participar, você deve enviar seu artigo e a documentação necesaria para evidenciar sua afiliação institucional ao Dr. Ignacio Silva, Ian Ramsey Centre ( latin.america@theology.ox.ac.uk) indicando o tema “Concurso de Artigos sobre Ciência e Religião” e confirmando sua intenção de participar no concurso.

Prazo máximo para a apresentação das redações: 15 de julho de 2012.

Este concurso é organizado no âmbito do projeto Ciência e Religião na América Latina, do Ian Ramsey Centre for Science and Religion, e é possível graças à generosidade do John Templeton Foundation.

Alguns artigos sobre o tema Ciência e Religião podem ser encontrados em várias línguas no site do Faraday Institute for Science and Religion, no site
Documentazione Interdisciplinare di Scienza e Fede, no BioLogos Forum, e no Centro de Estudios en Ciencia y Religión.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.