Vivamos a Reconciliação e a Penitência nesta Semana Santa

Segundo o ACI Digital (15/04/2019), esta Semana Santa é uma ocasião especial para nos reconciliarmos com Deus e superarmos temores, dúvidas ou questionamentos sobre a confissão.

Em entrevista ao Grupo ACI, Pe. Donato Jimenez explicou que, como os seres humanos frequentemente ofendemos o Criador, devemos pedir perdão.

O sacerdote explicou que “a reconciliação é chegar a uma união entre duas pessoas. Neste caso, a criatura e o criador, ou seja, Deus e o pecador”.

“A criatura ofende o Senhor com muita frequência, então deve pedir perdão a Deus, sempre rico em misericórdia, que concede o perdão”.

O sacerdote explicou que, para poder conseguir a “reconciliação, temos, sobretudo, o sacramento da penitência”.

“Uma coisa é a atitude de pedir perdão a Deus, que sabemos que Deus nos acolhe como o Filho Pródigo, e outra coisa é o perdão eficiente concedido pela Igreja através do sacramento da penitência na pessoa do sacerdote”.

Pe. Donato sublinhou que “o Senhor nos diz no Evangelho que se estás para fazer a tua oferta diante do altar e recordar que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão”.

“Esta é uma maneira muito gráfica e expressiva. Assim nos dizem que é muito importante perdoar os irmãos para que a nossa oração a Deus seja pura e para ser ouvido por Ele”.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/vivamos-a-reconciliacao-e-a-penitencia-nesta-semana-santa-64887

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.