Visita da Virgem Peregrina ao Panamá foi marcante, diz reitor do Santuário de Fátima

Segundo o ACI Digital (29/01/2019), a imagem peregrina nº 1 de Nossa Senhora de Fátima encerrou nesta terça-feira, 29 de janeiro, sua passagem pelo Panamá e, para o retiro do Santuário mariano de Portugal, esta visita ao país centro-americano “foi uma surpresa marcante do primeiro ao último minuto”.

“Eu creio que esta visita da Imagem Peregrina nos surpreendeu do primeiro ao último minuto e vai ficar nas nossas memórias como um momento muito marcante”, afirmou à sala de Imprensa do Santuário de Fátima o Pe. Carlos Cabecinhaso qual liderou a delegação do Santuáriode Fátima ao Panamá.

A imagem peregrina chegou às terras centro-americanas no dia 21 de janeiro, após um pedido feito pelo Arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa, para que a Virgem estivesse presente na Jornada Mundial da Juventude.

Nesse sentido, Pe. Cabecinhas assinalou que nestes últimos dias, “a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima se fez peregrina no meio dos peregrinos”.

A imagem nº 1 da Virgem Peregrina cumpriu um programa exigente, delineado pelos organizadores da JMJ, que a levou não só junto aos jovens, mas também a várias comunidades cristãs da Cidade do Panamá, destacando-se uma passagem pelo Centro Penitenciário Feminino e o Instituto Oncológico Nacional, na Cidade do Panamá.

“Esta atenção às periferias, aos mais pobres e aos que muitas vezes são esquecidos, de uma forma geral, marcou muito esta visita”, ressaltou o reitor, pontuando as visitas à prisão e ao hospital.

Para Pe. Cabecinhas, estes “foram momentos particularmente intensos, momentos profundamente emotivos que permitiram àqueles que sofrem por doença, àqueles que cuidam deles, mas também às reclusas um contato próximo com a Imagem de Nossa Senhora de Fátima, um momento para apresentar as suas suplicas, para agradecerem, para pedir por aqueles que mais amam…isso foi muito visível”.

Posted by Santuário de Fátima on Monday, January 28, 2019

Entre a peregrinação da imagem da Virgem Peregrina de Fátima, houve ainda uma passagem pelo Santuário Nacional del Corazón de Maria e pelas igrejas de Nossa Senhora de Fátima e de Nossa Senhora de Lourdes.

“Foram momentos que não deixaram de nos surpreender pela adesão dos fiéis do Panamá”, observou.

Posted by Santuário de Fátima on Thursday, January 24, 2019

De acordo com o sacerdote, a devoção dos panamenhos “não deixa de nos surpreender em cada momento pelo entusiasmo, pela alegria, pela forma como, em cada momento, recebem Nossa Senhora de Fátima e, dos diálogos que aqui vamos tendo, é evidente que se há uma grande devoção mariana no Panamá, a grande evocação é precisamente Nossa Senhora de Fátima”.

Presença na JMJ Panamá 2019

Pe. Carlos Cabecinhas assinalou também a presença marcante da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima na Jornada Mundial da Juventude. Segundo ele, “o programa da imagem da Virgem Peregrina de Fátima não foi um programa paralelo, foi integrado no programa da própria jornada, com tudo o que isso significa”.

“Foi a própria organização das jornadas que assumiu a presença da Imagem da Virgem Peregrina de Fátima, procurando que ela fosse marcando os vários momentos de caminhada dos jovens”.

Junto aos jovens, a imagem peregrina esteve presente em recitações do Terço, procissões, vigílias. Entretanto, o reitor recordou de modo especial “o momento em que o Papa Francisco esteve diante da imagem da Virgem Peregrina para rezar”, na noite de sábado, 26 de janeiro, durante a vigília.

Foi um momento em que o Pontífice se colocou diante da Virgem “para lhe confiar os jovens e para confiar Maria aos jovens, isto é, dizer-lhes que têm de imitá-la, seguindo o seu exemplo, procurando ir ao seu encontro”.

Por outro lado, ao final da JMJ Panamá 2019 e após o anúncio de que a próxima jornada será em Portugal, o Patriarca de Lisboa, Cardeal Manuel Clemente garantiu que Nossa Senhora de Fátima “terá um papel fortíssimo” JMJ 2022.

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima retorna a Portugal nesta terça-feira.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/visita-da-virgem-peregrina-ao-panama-foi-marcante-diz-reitor-do-santuario-de-fatima-fotos-85922

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.