Viagem do papa à África é adiada por motivos de saúde

Segundo o ACI (10/06/2022), a viagem do papa Francisco à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul, marcada para os dias 2 a 7 de julho, foi adiada por razões médicas.

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, informou hoje (10) que “aceitando o pedido dos médicos e para não comprometer os resultados das terapias no joelho ainda em andamento, o Santo Padre, com pesar, é obrigado a adiar a Viagem Apostólica à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul, prevista para realizar-se de 2 a 7 de julho, para uma nova data a ser definida”.

Francisco visitaria as cidades de Kinshasa e Goma, na República Democrática do Congo de 2 a 5 de julho e Juba, capital do Sudão do Sul, de 5 a 7 de julho.

A viagem do papa Francisco ao Líbano planejada para junho de 2022 também foi adiada por motivos de saúde.

O ministro do Turismo do Líbano, Walid Nassar, informou que as autoridades libanesas receberam uma mensagem da Santa Sé comunicando oficialmente a decisão de adiar a visita do papa prevista para o próximo 12 de junho.

Segundo Nassar, o motivo do adiamento da viagem apostólica são os problemas de saúde do papa Francisco. Até agora, a Santa Sé não comentou esta decisão.

O papa tem ainda uma viagem ao Canadá marcada para 24 a 30 de julho.

Saúde do papa

Durante a Audiência Geral de 26 de janeiro, o papa Francisco disse aos fiéis reunidos na sala Paulo VI que não poderia andar pelos corredores, como tradicionalmente faz para cumprimentar os presentes, devido a um problema de saúde.

“Deixe-me explicar que hoje não poderei estar entre vocês para cumprimentá-los, porque estou com um problema na perna direita. Estou com uma inflamação no ligamento do joelho, mas eu descerei aí para cumprimentá-los e vocês podem vir para me cumprimentar”, disse o papa, indicando uma cadeira na qual se sentou depois para abençoar algumas pessoas. “É uma coisa passageira. Disseram-me que essas coisas acontecem só com os velhos e não sei porque isso está acontecendo comigo”.

Em 30 de abril, o papa Francisco disse que o médico o proibiu de andar por isso tinha que obedecer e cumprimentar as pessoas somente sentado.

Pouco depois, Francisco apareceu publicamente em uma cadeira de rodas e em algumas ocasiões usou uma bengala.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/viagem-do-papa-a-africa-e-adiada-por-motivos-de-saude-86879

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.