Vaticano publica documentos sobre Pio XII e o judeus

O Vaticano anunciou a divulgação online de documentos que datam da Segunda Guerra mundial e descrevem a relação entre os judeus e as ajudas e esforços do Papa Pio XII para salvá-los da perseguição

Segundo o site Gaudium Press (24/06/2022), o Papa Francisco ordenou a publicação on-line de arquivos do Vaticano sobre o Papa Pio XII e a ajuda que este Pontífice deus aos judeus, durante a Segunda Guerra mundial.

O anúncio foi feito pela Sala de imprensa do Vaticano através de uma nota em italiano, inglês e hebreu, visto que o teor dos documentos está estritamente relacionado com o povo judeu.

O patrimônio constitui a série “Judeus” do Arquivo Histórico da Secretaria de Estado – Sessão para o Relatório com os Estados e as Organizações Internacionais (ASRS em italiano) e é composta de 170 volumes, equivalentes a cerca de 40 mil arquivos digitais.

A partir de agora os arquivos ficam disponíveis de maneira online no site do Arquivo Histórico da Secretaria de Estado. Até o momento 70% dos documentos já estão digitalizados e acessíveis a todos. O restante dos documentos serão brevemente postos também à disposição do público de maneira digital.

A Secretária de Estado recebeu mais de 2700 pedidos de ajuda durante a perseguição nazista contra os judeus. Graças a ajuda de Pio XII, 800 mil judeus e perseguidos foram salvos da morte. Mesmo assim, o Pontífice Pio XII ainda é criticado por não ter defendido os judeus durante a Segunda Guerra.

A este propósito, o Papa Francisco lembrou, em entrevista para o jornal La Vanguardia, que “encima do pobre Pio XII foi lançado de tudo. Devemos lembrar que antes porém ele era visto como o grande defensor dos judeus. Ele escondeu muitos nos conventos de Roma e outras cidades italianas, e também na residência de verão de Castel Gandolfo”, declarou o Papa Francisco.

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/vaticano-publica-documentos-sobre-pio-xii-e-o-judeus/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.