Vaticano: Papa Francisco nomeia novos núncios

Segundo o site ACI (26/02/18) o  Vaticano divulgou algumas nomeações na Cúria por parte do Papa Francisco. Um deles é Dom Alfred Xuereb, segundo secretário de Bento XVI e Prelado Secretário Geral da Secretaria para a Economia, nomeado núncio da Mongólia e da Coreia do Sul. Além disso, será elevado à dignidade de Arcebispo.
Dom Alfred Xuereb nasceu em Gozo (Malta) no dia 14 de outubro de 1958. Foi ordenado sacerdote em 26 de maio de 1984.
Após se formar em Teologia, começou o serviço administrativo junto à Secretaria do Reitor Magnífico da Pontifícia Universidade Lateranense em setembro de 1991.
Foi transferido para a Seção dos Assuntos Gerais da Secretaria de Estado em 1º de setembro de 1995; para a Prefeitura da Casa Pontifícia, em novembro de 2000; e para a Seção dos Assuntos Gerais da Secretaria de Estado (junto à Secretaria Particular de Bento XVI), em 11 de setembro de 2007. E em 15 de março de 2013 passou para a Secretaria Particular do Papa Francisco.
Foi nomeado Delegado da Pontifícia Comissão referente para o Instituto para as Obras de Religião e para a Pontifícia Comissão referente de estudo e orientação sobre a organização da estrutura econômico-administrativa da Santa Sé em 28 de novembro de 2013.
Foi nomeado Prelado Secretário Geral da Secretaria para a Economia em 3 de março de 2014.
A segunda nomeação importante foi a de Dom José Avelino Bettencourt, Chefe do Protocolo da Secretaria de Estado, como Arcebispo titilar de Cittanova, confiando-lhe ao mesmo tempo o cargo de Núncio Apostólico.
Dom José Avelino Bettencourt nasceu nos Açores (Portugal) em 23 de maio de 1962. Foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1993.
Foi incardinado em Ottawa (Canadá) e é formado em Direito Canônico.
Entrou para o serviço diplomático da Santa Sé em 1º de julho de 1999. Prestou serviço junto à Nunciatura Apostólica da República Democrática do Congo e junto à Seção de Relações com os Estados da Secretaria de Estado.
Foi nomeado Chefe do Protocolo da Secretaria de Estado em 14 de novembro de 2012.

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.