Vaticano comemora 6 anos do Pontificado de Francisco com esta medalha

Segundo o site ACI Digital (25/07/2018), a Santa Sé comemorará seis anos do Pontificado do Papa Francisco, que se completará em 13 de março de 2019, com a emissão de uma medalha que estará disponível a partir de quinta-feira, 26 de julho, na Livraria Editora Vaticana.

A medalha do VI Ano do Pontificado de Sua Santidade Francisco, como se denominará a emissão de forma oficial, terá raios de luz concêntricos que saem de uma pomba na parte superior, que iluminam o brasão papal, o que remete simbolicamente aos dons que o Espírito Santo dá à Igreja.

No reverso superior da medalha, está representado o triunfo da paz com um ramo de oliveira e a mãe que abraça o filho. E ao lado, na parte um pouco mais inferior, é representada a guerra pelo arame farpado, símbolo de coerção e violência, representando desse modo a guerra.

Entre estes dois cenários opostos, paz e guerra, vemos a flor tradicional de papoula, símbolo dos caídos na guerra. Na borda do reverso da medalha está escrita a frase “Nada se perde com a paz. Tudo pode ser perdido com a guerra”, pronunciada por Pio XII em uma mensagem de rádio em 24 de agosto de 1939.

Deste modo, tenta-se transmitir a ideia de que, um século após o fim da Primeira Guerra Mundial, a escolha entre a paz e a guerra ainda é dramaticamente atual.

Finalmente, na borda da medalha está: “E Civitate Vaticana”, junto com o número da medalha.

Cada exemplar é acompanhado por um certificado de garantia, numerado, com carimbo da Secretaria de Estado e do Instituto Poligráfico e Casa da Moeda do Estado Italiano.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/vaticano-comemora-6-anos-do-pontificado-de-francisco-com-esta-medalha-73540

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.