Vaticano apresenta livro inédito de São João Paulo II

Vaticano apresenta livro inédito de São João Paulo II, segue a matéria do ACI Digital:

“Cristo, a Igreja e o Mundo” é o título de um livro de catequeses inéditas do Papa São João Paulo II, escritas quando era Arcebispo de Cracóvia e cuja tradução para o italiano acaba de ser apresentada pela Livraria Editora Vaticana, em Roma.

Trata-se de uma série de 13 catequeses escritas em 1965, em polonês, nas quais o bispo Karol Wojtyla reflete sobre a essência do cristianismo a partir do discurso de São Paulo no Areópago.

O conhecido como Discurso do Areópago “é um fragmento do Livro dos Atos dos Apóstolos, no qual São Paulo proclama a verdade sobre Cristo, sobre sua Ressurreição dos mortos e sua ascensão ao céu”, explica-se no epílogo do livro.

Além disso, na introdução ao texto, o Arcebispo Emérito de Cracóvia, Cardeal Stanislaw Dziwisz, destaca o fato de que “a Divina Providência quis que este texto esquecido fosse redescoberto recentemente e fosse publicado precisamente neste momento histórico particular no qual novamente necessitamos de uma catequese profunda e geral sobre a verdade da fé”.

Os responsáveis ​​da edição explicam que “não se sabe a quem essas catequeses estão dirigidas, não se sabe se chegaram a ser pronunciadas e, se sim, quando, e também não se sabe se elas foram publicadas em algum momento”.

“O fato é que foram preservadas na forma de manuscrito composto por 39 fólios escritos em ambos os lados em tinta preta e com uma bela caligrafia sem rasuras”. Cada meditação está encabeçada por uma breve oração em latim.

Uma nova luz

Em declarações exclusivas a ACI Prensa, agência em espanhol do Grupo ACI, o Cardeal Luis Francisco Ladaria, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, enfatizou que essas catequeses “trazem uma nova luz”.

“Não digo que seja uma luz completamente nova, mas é um aprofundamento neste discurso tão bonito de São Paulo no Areópago. Qualquer aproximação a esses grandes textos sempre nos enriquece e, quando essa aproximação é feita por uma pessoa que não tinha nada de banal ou insignificante, mas era Karol Wojtyla, é obviamente uma aproximação muito interessante”, afirmou.

Em sua opinião, não se trata de um texto “revolucionário”, mas fornece uma boa explicação e um aprofundamento da ideia expressa por São Paulo do deus desconhecido “que é o Deus revelado em Cristo”.

Ensinamentos do Concílio Vaticano II

Durante a apresentação do livro em Roma, o Prefeito Emérito da Congregação para os Bispos, Cardeal Giovanni Battista Re, destacou que nessas catequeses, São João Paulo II “tenta refletir os ensinamentos do Concílio Vaticano II”, do qual havia participado como Arcebispo de Cracóvia. “Enfatiza que, sem Cristo, não se compreende o mundo, não se compreende o mistério do homem”.

Além disso, destacou o fato de que “cada catequese esteja precedida por uma frase em latim, uma oração. Uma frase que não está relacionada com o texto que encabeça”.

Trata-se, explicou, de um costume do Santo Papa que reflete sua profunda espiritualidade. Cada frase “é uma pequena invocação que João Paulo II costumava escrever antes de começar um texto”.

Dessa maneira, “queria que cada página fosse um ato de oração, para que, antes de começar a leitura, um pensamento fosse direcionado a Deus”.

 

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/vaticano-apresenta-livro-inedito-de-sao-joao-paulo-ii-77941

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.