Vaticano acende as luzes de seu presépio e da árvore de Natal 2023

Segundo o ACI Digital (11/12/2023), neste sábado (9), a Santa Sé acendeu as luzes do seu presépio e da árvore de Natal de 2023, numa cerimônia conduzida pelo cardeal Fernando Vérgez Alzaga, marcando os 800 anos da tradição do presépio iniciada por são Francisco de Assis.

O cardeal, que atua como presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, acendeu as luzes do presépio que, junto com a árvore de Natal, ficarão na Praça de São Pedro até 7 de janeiro de 2024, quando será celebrada a festa do Batismo do Senhor.

Segundo comunicado anterior do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, o presépio procura “reviver a atmosfera do Natal de 1223 (…) quando são Francisco, retornando de uma viagem à Terra Santa, pediu para reencenar o nascimento de Jesus em uma cidade que o fizesse lembrar de Belém”.

As imagens são feitas de terracota e representam a Sagrada Família, o boi e o burro, além de outros personagens que ajudaram são Francisco a recriar o primeiro presépio vivo na cidade italiana de Greccio, cerca de 50 quilômetros ao norte de Roma.

Além das tradicionais figuras de Maria, José, Menino Jesus, boi e burro, as estátuas de terracota colorida em tamanho natural representarão são Francisco e alguns dos personagens principais que o ajudaram a criar o primeiro presépio vivo.

As luzes da árvore de Natal, um abeto branco de 25 metros de altura, enfeitado com edelweiss, uma flor branca da montanha, também foram acesas na cerimônia.

O papa Francisco recebeu em audiência no sábado (9) as comunidades de doadores dos presépios da Praça de São Pedro e da Sala Paulo VI, bem como da árvore de Natal.

Francisco os exortou a fazer silêncio e rezar diante do presépio para ouvir a voz de Jesus.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticia/56899/vaticano-acende-as-luzes-de-seu-presepio-e-da-arvore-de-natal-2023

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.