Universidade pensa em nomear Faculdade de Ciências da Saúde em honra a Santa Gianna

Segundo o site ACI Digital, a única universidade católica privada em Dakota do Norte, nos Estados Unidos, anunciou seus planos de nomear sua Faculdade de Ciências da Saúde em homenagem a Santa Gianna Beretta Molla, que é a padroeira das mães, médicos e nascituros.

A University of Mary (Universidade de Maria) fez o anúncio em 1º de novembro, Dia de Todos os Santos, entre centenas de simpatizantes e benfeitores durante sua gala anual no “Salão dos Fundadores”, localizado no Centro Universitário Lumen Vitae. A família de Santa Gianna concedeu permissão para a casa de estudos.

Em setembro de 1961, quando Santa Gianna estava grávida de sua quarta filha, foi diagnosticada com câncer. Ela, uma médica de profissão, escolheu salvar a vida do bebê e morreu uma semana após o nascimento de sua filha Gianna Emmanuela Molla.

“Se tiver que decidir entre a criança e eu, não duvide: escolha a criança. Eu insisto nisso. Salve o bebê”, expressou Gianna Beretta ao seu marido, Pietro, e aos seus familiares.

O Papa João Paulo II a beatificou em 1994 e a canonizou em 16 de maio de 2004.

Em um comunicado, University of Mary informou que a filha da santa, Gianna Emmanuela, que agora é médica, participou da gala em nome de sua família neste fim de semana.

Também esteve presente na gala Dom James Shea, presidente da University of Mary.

Dra. Glenda Reemts, que preside o Departamento de Enfermagem da universidade, disse durante a gala: “O nome da nossa escola em homenagem a Santa Gianna emula lindamente a santidade da vida humana. A importância da dignidade da pessoa humana é profunda em nossa escola e no coração de nossos alunos”.

“Este novo nome nos chama a preparar nossos alunos para serem terapeutas compassivos, amorosos e moralmente corajosos que realizarão o ministério de cura no futuro”, disse Dra. Janeene Sibla, presidente do Programa de Terapia Ocupacional da Universidade.

“Quão apropriado seria ter Santa Gianna como o nome de nossa Faculdade de Ciências da Saúde, uma santa que vivia esse valor em sua prática médica e em sua vida pessoal. Temos a sorte de ter essa oportunidade de honrá-la e reconhecê-la”, acrescentou Jodi Roller, reitora da Faculdade de Ciências da Saúde da University of Mary.

A universidade informou que a nomeação da faculdade ocorrerá assim que o objetivo de arrecadação de fundos for atingido.

 

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/universidade-pensa-em-nomear-faculdade-de-ciencias-da-saude-em-honra-a-santa-gianna-26764

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.