Dica de leitura: “História da Igreja – Idade Moderna e Contemporânea”

Neste vídeo, o Prof. Felipe Aquino fala sobre o lançamento da Editora Cléofas, História da Igreja – Idade Moderna e Contemporânea.

Neste terceiro volume da História da Igreja você conhecerá as grandes lutas e triunfo da Igreja nas Idades Moderna e Contemporânea, marcadas por um humanismo que abandona Deus e exalta o homem. A Igreja teve de enfrentar grandes problemas como o advento do protestantismo, a queda de Constantinopla, pelas mãos dos turcos otomanos, o avanço do islamismo, as Guerras de religião, o galicanismo francês e o racionalismo anti-Igreja, que deu base à Revolução Francesa.

Confira:

Cultive a alegria: lance fora a tristeza; ela não é uma boa companhia!

Você sabe qual o caminho para a felicidade? Neste vídeo Prof. Felipe Aquino fala sobre felicidade! Um livro para ajudar a viver melhor: Para Ser Feliz! Uma série de meditações para viver a vida feliz. Confira neste vídeo um pouco mais sobre este livro para cultivar a alegria e viver a vida mais feliz!

Dica de leitura: “A Caminho da Terra Prometida”

Neste vídeo, o Prof. Felipe Aquino indica a leitura do livro, “A Caminho da Terra Prometida“, de Dom Henrique Soares da Costa.

Em Sua perfeita Sabedoria Deus precisa muitas vezes nos arrancar da agitação da vida moderna, da nossa mesmice diária, para nos conduzir ao silêncio e a aridez do deserto, onde Ele quer falar ao nosso coração. Deus deseja livrar-nos da escravidão do pecado para nos levar a “Terra Prometida”.

Aproveite estas páginas inspiradas por Deus, para aumentar sua intimidade com Ele em sua vida espiritual.

Dica de leitura: “Coleção Escola da Fé”

A Igreja baseia-se na Sagrada Escritura e na Sagrada Tradição Apostólica para conhecer tudo aquilo que Jesus Cristo ensinou. Portanto, não basta conhecer a Bíblia; é preciso conhecer a Tradição, e como toda sociedade formada de homens e mulheres, tem um Governo, uma Hierarquia e Leis que regem a sua vida sagrada, formados pelo Magistério da Igreja.

Neste vídeo, o Prof. Felipe Aquino indica a Coleção Escola da Fé, que é dividida em três volumes: “A Sagrada Tradição“, “A Sagrada Escritura” e “O Sagrado Magistério“.

Confira:

Dica de leitura: “Escatologia, Sobre o Fim do Mundo”

Neste vídeo, o Prof. Felipe Aquino recomenda a leitura do livro “Escatologia, Sobre o Fim do Mundo“.

Escatologia é a parte da teologia que estuda os últimos acontecimentos: a morte, o juízo particular, o juízo final, o céu, o purgatório, o inferno, a Segunda vinda de Cristo e os “novos céus e nova terra”. É um tema importante e difícil, porém, explicado habilmente pelo Bispo Dom Henrique, muito conhecido na mídia católica. Com sua clareza de exposição e autoridade de Pastor da Igreja Católica, Dom Henrique nos ajuda e entender, com esperança, o que o Senhor preparou para os que o amam (1Cor 2,9). Apesar da complexidade do tema, esta obra é de fácil leitura para quem deseja se aprofundar na teologia.

Confira:

Curiosidades sobre a Vocação Religiosa

Você sabe como vive uma Monja Beneditina? O que as motiva a doar a vida para Deus por meio de uma vida consagrada? Quais são as dificuldades de se viver esse estado de vida?

Aproveitando o mês das Vocações, o Prof. Felipe Aquino fez uma visita ao Mosteiro de São João, em Campos do Jordão, e entrevistou a Irmã Fátima.

Confira neste vídeo a resposta de algumas perguntas sobre esta Vocação Religiosa:

Dica de leitura: “A Universidade Católica”

Neste vídeo, o Prof. Felipe Aquino indica a leitura do livro “A Universidade Católica“, do Prof. Dr. Paulo Cesar da Silva.

O ensino nos colégios das Catedrais da Igreja, nos primeiros séculos, foi um dos meios mais importantes pelo qual ela salvou a civilização Ocidental do caos da barbárie, quando o Império Romano desabou em 476. A Igreja moldou a nossa civilização; e, a partir do século XI surgiram as grandes universidades católicas: Bolonha, Sorbonne, Oxford, Cambridge, Valladolid, Coimbra, Montepelier, etc.. Daniel Rops afirma que: “A Igreja passou a ser a matriz de onde saiu a Universidade”. Os papas sabiam bem da importância das universidades nascentes para a Igreja e para o mundo; e por isso interviam em sua defesa.

Confira:

Não julgue, nem condene: as aparências enganam

Hoje o Prof. Felipe Aquino reflete sobre algo muito importante: Não julgar!

Já no Sermão da Montanha, Jesus diz “Não julgueis, para que não sejais julgados”. Com a mesma medida que medimos os outros, também seremos medidos, por isso é importante deixar os julgamentos para Deus.

Confira a meditação: