Traditionis custodes: Cardeal diz que apenas a Santa Sé pode dispensar de certas obrigações

Segundo o ACI (22/02/2023), o prefeito do dicastério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, cardeal Arthur Roche, disse na terça (21) que a dispensa de duas das regras na Traditionis custodes pode ser concedida apenas pela Santa Sé, e não pelo bispo diocesano.

O rescrito de 21 de fevereiro (uma forma de esclarecimento oficial em resposta a uma pergunta ou pedido) do cardeal Arthur Roche diz que o papa Francisco confirmou que uma dispensa para usar ou erigir uma igreja paroquial para celebrar a missa tradicional em latim em uma diocese “é reservada de forma especial à Sé Apostólica”.

O documento afirma que a permissão para um padre ordenado após julho de 2021 celebrar a missa tradicional em latim também só pode ser concedida pela Santa Sé.

O rescrito diz que o dicastério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos exerce a autoridade da Santa Sé para manter ou dispensar essas duas obrigações.

“Caso um bispo diocesano tenha concedido dispensas nos dois casos mencionados acima, ele é obrigado a informar o dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, que irá avaliar os casos individuais”, disse Roche.

Rumores de novas restrições contra a missa tradicional em latim circulam há semanas. Em julho de 2021, o papa Francisco publicou o motu proprio Traditionis custodes, que restringiu a celebração da missa tradicional em latim.

Em dezembro de 2021, a Santa Sé publicou uma nota explicativa e “responsa ad dubia” (“respostas às dúvidas”), respondendo a perguntas sobre algumas das disposições legais da Traditionis custodes e restringindo ainda mais a celebração da missa tradicional em latim.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/traditionis-custodes-cardeal-diz-que-apenas-a-santa-se-pode-dispensar-de-certas-obrigacoes-31596

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.