Torcedores do Olympique de Lyon exibem faixa gigante em homenagem a Nossa Senhora

Segundo o ACI Digital (12/12/2023), os torcedores do time de futebol do Olympique exibiram uma grande faixa no Groupama Stadium, em Lyon, França, em homenagem à Imaculada Conceição da Virgem Maria, no domingo (10).

Antes do jogo da 15ª rodada da Liga 1 francesa, no qual o Olympique Lyon venceu o Toulouse por três a zero, os torcedores exibiram a faixa com a imagem de Nossa Senhora, a inscrição “Ave Maria” e outra imagem da Basílica de Notre-Dame de Fourvière.

Abaixo da imagem de Maria aparecia uma faixa com a inscrição “Lyon à jamais sous la Protection de la Vierge Marie”, que significa “Lyon, para sempre sob a proteção da Virgem Maria”.

A cidade de Lyon e sua devoção a Nossa Senhora

A cidade de Lyon tem uma longa história de devoção à Virgem Maria. Todos os anos, perto do dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, celebra-se a Festa das Luzes, um dos maiores e mais populares eventos da cidade, que atrai visitantes de todo o mundo.

A celebração começou como uma procissão em homenagem à Virgem Maria no dia 8 de dezembro de 1852. Porém, antes mesmo de ser proclamado o dogma da Imaculada Conceição, desde a época da Idade Média, os moradores iam para a colina de Fourvière, o pico mais alto da cidade, para rezar durante as pragas e as guerras.

Por isso, a Basílica de Notre-Dame de Fourvière foi construída entre 1872 e 1884 no topo da colina de Fourvière, dedicada à Virgem Maria e mais tarde se tornou oficialmente local de peregrinação mariana em Lyon.

Na cripta da basílica, que tem estátuas de Nossa Senhora de todo o mundo (Brasil, China, Filipinas, Líbano, México, Polónia, Índia, Argélia, Portugal), comunidades de cada um destes países vêm rezar ao redor de Nossa Senhora e dar oferendas.

Muitos também vêm admirar a famosa “crèche des Lyonnais” (presépio dos habitantes de Lyon), que além das clássicas figuras natalinas, inclui santos locais.

Além da Festa das Luzes, há outros eventos e celebrações ao longo do ano que refletem a devoção de Lyon à Virgem Maria. A presença de imagens e estátuas de Nossa Senhora em diversas igrejas e locais de culto também contribui para esta tradição enraizada na história e na cultura da cidade.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticia/56906/torcedores-do-olympique-de-lyon-exibem-faixa-gigante-em-homenagem-a-nossa-senhora

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.