Todos são importantes na Igreja

rome-236885_640Ninguém é mais importante, diante de Deus, na sua Igreja, porque todos são membros da sua família, reunida em Jesus.

São Paulo disse aos coríntios:

“Deus dispôs o Corpo de tal modo que deu maior honra aos membros que não a tem, para que não haja dissensões no corpo e que os membros tenham o mesmo cuidado uns para com os outros” (1Cor 12,24-25).

Deus nos ensina a viver o amor e a caridade mútua quando ele faz com que cada um de nós precise do outro na construção da sua família, isto é, do seu Reino. É para eliminar em cada membro a auto-suficiência arrogante e a presunção soberba, que Deus nos fez necessitados uns dos outros. E não pode haver dissensões, rivalidades e ciúmes entre os membros, pois, como disse São Paulo, foi “Deus que dispôs no corpo cada um dos membros como lhe aprouve” (v. 18).

Leia também: O amor à Igreja

É preciso trabalhar pelo Reino de Deus

Todos os cristãos são chamados a viver a santidade

Como os leigos podem ajudar na construção do Reino de Deus?

O que temos feito como batizados na fé católica?

Um leigo pode ler o Evangelho na Missa?

O cristão é um outro Cristo

Então, cada um de nós, batizado, deve orgulhar-se de ter sido achado digno de pertencer a um Corpo tão sagrado, e deve aceitar-se no seu lugar nesse Corpo, como um membro fiel, dócil à Cabeça, prestativo aos outros, para que o Corpo cresça.

“Se um membro sofre, todos os membros padecem com ele; e se um membro é tratado com carinho, todos os outros se congratulam com ele” (v. 26).

A beleza da Igreja está na diversidade dos seus membros, cada qual com uma função própria, cooperando com a Cabeça para o bem comum.

“Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?” (v. 19). “Há, pois, muitos membros, mas um só Corpo” (v. 20).

Assista também: A importância do leigo na Igreja

Os carismas que o Espírito Santo dá aos membros de Cristo – e nenhum membro deixa de receber – é para o bem de todos:

“A cada um é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum” (v. 7). “Um e o mesmo Espírito distribui todos esses dons, repartindo a cada um como lhe apraz” (v. 11).

Por fim, resumindo todo o seu ensinamento, São Paulo conclui:

“Vos sois o Corpo de Cristo e cada um, de sua parte, é um dos seus membros” (v. 27). “Todos vós, com efeito, que fostes batizados em Cristo, vos vestistes de Cristo (…) Todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,27-28).

“Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo?” (1Cor 6,15).

Prof. Felipe Aquino

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.