Teólogo crítico da Humanae vitae torna-se membro da Pontifícia Academia para a Vida

Segundo o ACI Digital (18/10/2022), o papa Francisco nomeou monsenhor Philippe Bordeyne, teólogo francês crítico da encíclica Humanae vitae, com a qual são Paulo VI proibiu o uso de anticoncecionais artificiais, para a Pontifícia Academia para a Vida.

Bordeyne fará parte do Conselho de Administração. Ele é presidente do Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para as Ciências do Matrimônio e da Família.

Em um ensaio publicado na Transversalités, revista do Instituto Católico de Paris, do qual é reitor desde 2011, Bordeyne defendeu a bênção das uniões homossexuais “quando pedem que a oração da Igreja acompanhe o seu amor, a sua união”.

Ele afirmou em 2015 que “seria razoável deixar o discernimento dos métodos de controle de natalidade à sabedoria dos casais”.

“Nesta perspectiva, a Igreja poderia admitir uma pluralidade de caminhos para responder ao chamado geral a manter a abertura da sexualidade à transcendência e ao dom da vida”, acrescentou.

Entre os novos membros ordinários está Mariana Mazzucato, ateia e promotora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, que atacam explicitamente a vida, a família e os valores cristãos.

Também chamou a atenção a nomeação Saad Al-Din Mosaad Helaly, professor de Jurisprudência Islâmica na Universidade Al-Azhar, no Cairo.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/teologo-critico-da-humanae-vitae-torna-se-membro-da-pontificia-academia-para-a-vida-44067

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.