Superior dos jesuítas na China é o novo bispo de Hong Kong

Segundo o ACI (17/05/2021), o Papa Francisco nomeou Stephen Chow Sau-yan, provincial da Companhia de Jesus na China bispo de Hong Kong no dia 17 de maio. A diocese estava sem bispo desde a morte do bispo Michael Yeung Ming-cheung em janeiro de 2019.

O bispo emérito de Hong Kong, cardeal Joseph Zen, é um ferrenho crítico do governo comunista e, por isso, do acordo entre a Santa Sé e o governo chinês assinado em 22 de setembro de 2018 e renovado em outubro de 2020 de forma experimental por outros dois anos.

Com esse acordo, a Santa Sé readmitiu à plena comunhão eclesial os bispos nomeados pelo governo comunista enquanto o governo de Pequim se comprometia a cessar a perseguição religiosa contra os católicos no país.

O acordo foi renovado em outubro de 2020. A agência católica Asia News diz que, segundo cláusulas secretas do acordo, nem a Santa Sé nem o papa teriam participação na escolha dos novos bispos.

Hong Kong foi palco de protestos contra a nova Lei de Segurança, sancionada pelo governo de Pequim em 30 de junho de 2020. A nova lei permite que o governo comunista de Pequim envie para julgamento na China continental qualquer pessoa presa em Hong Kong. Os habitantes de Hong Kong temem que isso sirva para prender ativistas pró-democracia. Hong Kong tem um regime especial acertado entre Pequim e o Reino Unido desde 1999, quando a cidade passou do controle britânico para a China, que garante maior democracia do que há na China continental. Os militantes de Hong Kong acusam Pequim de solapar o acordo.

Segundo America, a revista dos jesuítas dos Estados Unidos a Santa Sé “estava procurando um candidato que não fosse abertamente identificado com os protestos democráticos dos últimos anos em Hong Kong e, portanto, não fosse visto como um desafio político a Pequim”.

Stephen Chow Sau-yan, o novo bispo, nasceu em 7 de agosto de 1959 em Hong Kong, obteve o Bacharelado e o Mestrado em psicologia pela Universidade de Minnesota, EUA, e se juntou à Companhia de Jesus em 27 de setembro de 1984.

Entre 1986 e 1988 Chow Sal-yan concluiu o noviciado e recebeu sua licença em filosofia na Irlanda. De 1988 a 1993, estudou teologia em Hong Kong, onde foi ordenado sacerdote em 16 de julho de 1994.

O novo bispo foi supervisor de duas faculdades jesuítas, em Hong Kong e Wah Yan, professor assistente honorário na Universidade de Hong Kong, de 2008 a 2015, e formador do seminário Jesuíta de 2009 a 2017.

Desde 2009, Chow Sau-yan é presidente da comissão para educação da província chinesa dos Jesuítas e, desde 2012, professor de psicologia no Seminário Diocesano do Espírito Santo em Hong Kong. Entre 2012 a 2014 o bispo-eleito foi membro do conselho presbiteral da diocese de Hong Kong. Entre 2013 e 2017 foi consultor provincial dos jesuítas. Em 2017 assumiu o cargo de superior da província chinesa da Companhia de Jesus, que tem sede em Hong Kong e obras em Macau e Taiwan.

Ele sucede o bispo Michael Yeung, que morreu 17 meses depois de assumir a diocese de Hong Kong.

Em comunicado publicado pela America, o padre Arturo Sosa, superior geral da congregação que nomeou Stephen Chow provincial na China, comentou a escolha do papa: “Estou feliz que o padre Stephen possa continuar assim seu serviço e desejo a ele todas as bênçãos neste novo ministério. Os Jesuítas se orgulham de nossos laços com o povo chinês, que remontam ao grande missionário Matteo Ricci, que tinha tanto respeito pela cultura chinesa”.

Segundo o anuário pontifício, Hong Kong tem uma população de 7,5 milhões de pessoas e cerca de 626.000 católicos, que são atendidos por 71 padres diocesanos e 214 outros padres membros de ordens religiosas A diocese é composta de 52 paróquias, 100 capelas e 253 institutos educacionais. Há também 336 membros de institutos religiosos masculinos e 441 membros de institutos religiosos femininos.

A diocese conta com um bispo auxiliar, o franciscano Joseph Ha Chi-shing, OFM.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/superior-dos-jesuitas-na-china-e-o-novo-bispo-de-hong-kong-55570

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.