Só o Evangelho pode manter a luz da esperança acesa, diz o papa Francisco

O site ACI Digital publicou ontem (03/10/2022) a seguinte notícia:

“Só o Evangelho pode manter a luz da esperança acesa”, disse o papa Francisco na segunda (3) ao receber os Missionários Oblatos de Maria Imaculada, que celebram seu capítulo geral com o tema “Peregrinos da Esperança em Comunhão”. Ele também lamentou que o mundo “continua sendo escravo do egoísmo e está cheio de contradições e divisões”.

Francisco falou sobre “o clamor da terra e o clamor dos pobres, as guerras e conflitos que derramaram sangue na história da humanidade, a situação angustiante de milhões de emigrantes e refugiados, uma economia que torna os ricos mais ricos e os pobres mais pobres”.

“Vocês são chamados a levar o Evangelho de esperança, alegria e paz. Vocês escolheram ser peregrinos, redescobrir e viver sua condição de viandantes neste mundo, junto com homens e mulheres, os pobres e os últimos da terra, a quem o Senhor os envia para anunciar seu Reino”, disse Francisco.

Ao falar sobre o começo desta congregação missionária, Francisco destacou que “é um drama quando os ministros da Igreja abandonam os pobres”.

Francisco disse que estes missionários servem a Igreja em 70 países do mundo, como “peregrinos da esperança”, que caminham “com o povo santo de Deus, vivendo fielmente a sua vocação missionária”.

Para o papa, “ser missionários da esperança significa saber ler os sinais da sua presença oculta na vida diária das pessoas”.

Ele também convidou os presentes a “reconhecer a esperança entre os pobres aos quais vocês foram enviados, e que muitas vezes encontram em situações muito difíceis. Deixem-se evangelizar pelos pobres a quem vocês evangelizam: eles lhes ensinam o caminho da esperança, para a Igreja e para o mundo”, disse.

Esta esperança, continuou Francisco, deve ser transmitida em comunhão, “um desafio do qual pode depender o futuro do mundo, da Igreja e da vida consagrada”.

“Para sermos missionários da comunhão, devemos primeiro vivê-la entre nós, em nossas comunidades e em nossas relações uns com os outros, e depois cultivá-la com todos, sem exceção”, disse Francisco.

“Ser próximo é um trabalho cotidiano, porque o egoísmo arrasta para baixo, afunda, ser próximo é sair”, concluiu.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/so-o-evangelho-pode-manter-a-luz-da-esperanca-acesa-diz-o-papa-francisco-31199

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.