Sinos da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim voltam a tocar juntos

Há quatro décadas os históricos sinos deste templo, localizado na capital baiana, não tocavam juntos.

Segundo o Gaudium Press (18/05/2021), os quatro históricos sinos da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, pertencente à Arquidiocese de Salvador, foram reinaugurados e voltaram a tocar juntos após passarem quatro décadas parados.

Cerimônia de reinauguração dos sinos

A cerimônia de reinauguração dos quatro sinos da Basílica do Senhor do Bonfim ocorreu na manhã do dia 13 de maio e contou com badalos simbólicos e uma Santa Missa, com restrição de público, que foi transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese.

Sinos eram tocados apenas em ocasiões especiais

Segundo a Setur, os sinos da Basílica do Senhor do Bonfim eram tocados apenas durante cerimônias especiais, Santas Missas e festejos religiosos. Com o passar do tempo, o número de badaladas foi sendo reduzido e apenas um deles continuou funcionando.

A função do sino na vida religiosa

“O sino serve para nos chamar para participar de uma atividade religiosa, exatamente para fortalecer a nossa Fé. E os sinos estarão tocando todos os dias, às 12h e às 18h, e em alguns momentos festivos, em ocasiões especiais”, explicou o pároco, Padre Edson Menezes.

Projeto de revitalização

Estes sinos, que são datados do século XIX e foram instalados no alto da torre da igreja em 1847, passaram por um trabalho de revitalização através de um projeto da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), que contou com a parceria da iniciativa privada. O mesmo projeto possibilitou a restauração de sinos em nove igrejas da capital baiana. (EPC)

Fotos: Basílica Santuário Senhor do Bonfim / Anna Carolina Lima/ João Bispo de Oliveira

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/sinos-da-basilica-santuario-do-senhor-do-bonfim-voltam-a-tocar-juntos/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.