Sexta-feira da Misericórdia: Papa visita doentes de câncer e jovens com deficiência

Segundo o ACI Digital, neste dia 7 de dezembro, retomando as Sextas-feiras da Misericórdia que instituiu, o Papa Francisco visitou de surpresa doente de câncer e um grupo de jovens com deficiência na zona sul das periferias de Roma, uma parte da cidade caracterizada pela pobreza.

Segundo informa a Sala de Imprensa da Santa Sé, o Pontífice fez as visitas acompanhado do presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella.

Primeiro, visitaram a CasAmica Onlus, que acolhe doentes que necessitam de atenção hospitalar contínua e que estão acompanhados por seus familiares. São pessoas de baixos recursos que não podem pagar pelo tratamento que recebem em centros médicos como o Campus Biomédico, o Instituto Nacional de Tumores Regina Elena e o Hospital Pediátrico Bambino Gesú.

O Papa foi recebido pelos funcionários do centro, que ficaram “atônitos com a visita inesperada”.

O Santo Padre jogou e brincou com as crianças, consolou alguns dos pais e escutou algumas histórias, como as de Achille e Andrei, dois pequenos de 11 e 13 anos, que têm câncer e foram acolhidos com seus pais Sandra e Plamen, provenientes da Bulgária.

Também ouviu a história de Arwa, do Marrocos, e de alguns adultos, também com câncer e que vivem acompanhados por seus cônjuges.

Em seguida, o Papa se dirigiu à comunidade terapêutica de reabilitação Il Ponte e l’Albero (A Ponte e a Árvore), localizada em uma região “muito difícil na periferia sul de Roma”, onde residem 12 jovens com deficiência mental.

O Papa surpreendeu os rapazes que viram cumprido seu desejo de conhecer Francisco, como lhe expressaram em uma carta há alguns meses, na qual lhe disseram que queriam contar a ele as dificuldades derivadas da deficiência mental.

Francisco se sentou com eles, escutou-os e os incentivou. Alguns dos pais se aproximaram do Papa, abraçaram-no e lhe agradeceram por sua presença.

O Pontífice escutou o doutor Paolo Stievano, psicólogo que dirige o local, o qual lhe explicou os desafios dos jovens que são atendidos no Departamento de Saúde Mental da ASL Roma 2.

O santo Padre deixou como presente um grande panetone de 10 kg, o clássico bolo de Natal italiano. E, seguida, voltou ao Vaticano.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/sexta-feira-da-misericordia-papa-visita-doentes-de-cancer-e-jovens-com-deficiencia-97178

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.