Seminário americano de Roma cancela ensino e celebração da missa tradicional

Segundo o ACI Digital (02/09/2021), em um memorando enviado “à comunidade” do Colégio Norte-Americano (NAC, na sigla em inglês), o reitor, padre Peter Harman, anunciou que todas as missas na forma anterior à reforma do Concílio Vaticano II estão permanentemente suspensas na mais importante instituição católica americana em Roma. O memorando, a que a CNA, agência em inglês do grupo ACI, teve acesso, também determina que a celebração segundo o missal de 1962 não mais será ensinada aos seminaristas.

No memorando assinado em 31 de agosto, o padre Harman diz que “quando o papa Bento XVI publicou Summorum pontificum, em 2007, o Pontifício Colégio Norte-Americano, de acordo com o motu proprio, começou oficialmente o treinamento na ‘Forma Extraordinária’ e providenciou para que missas segundo o Missale Romanum de 1962 fossem incluídas no revezamento de missas especiais aos sábados. Além disso, o Colégio forneceu os implementos litúrgicos necessários para celebrar segundo a ‘Forma Extraordinária’.” Forma extraordinária do rito romano foi a expressão cunhada por Bento XVI no motu proprio Summorum pontificum quando liberou, para todos os padres, a possibilidade de celebrar a missa tradicional.

Em seguida, o reitor do NAC continua dizendo que “à luz do motu proprio do papa Francisco, Traditionis custodes, que foi publicado em 16 de julho de 2021, e depois de ter recebido aconselhamento canônico, o Colégio permanece coerente com o que o Santo Padre pedu de nós. Consequentemente, será a seguinte a prática do Ponticífio Colégio Norte Americano no Janículo.” Traditionis custodes revoga Summorum pontificum e submete a celebração da missa tradicional à autorização do bispo local.

Padre Harman também disse que “porque a permissão de um bispo diocesano para celebrar segundo o Missale Romanum de 1962 não é suficiente para que padres professores ou padres estudantes celebrem de acordo com o Missale Romanum de 1962 fora de suas respectivas dioceses, não haverá mais treinamento na ‘Forma extraordinária’, nem celebrações segundo o Missale Romanum de 1962. Isso inclui as presididas por estudantes que eram feitas geralmente aos sábados de manhã no passado.”

O reitor informou que o “revezamento de missas especiais aos sábados às 12h30 será modificado de forma a que a celebração da missa do Novus Ordo em latim substituirá a anterior ‘Forma Extraordinária’ da missa.”

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/colegio-norte-americano-de-roma-cancela-ensino-e-celebracao-da-missa-tradicional-21559

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.