Semana Santa 2022: Celebrações do papa Francisco em Roma

Segundo o ACI Digital (31/03/2022), a sala de imprensa da Santa Sé divulgou os detalhes das celebrações que o papa Francisco fará em Roma durante a Semana Santa de 2022, depois de dois anos de restrições impostas por temor da pandemia de coronavírus.

No Domingo de Ramos, 10 de abril, o papa abençoará os ramos dos fiéis presentes na praça de São Pedro às 10h (6h no horário de Brasília) e vai rezar a missa depois da procissão.

No dia 14 de abril, Quinta-feira Santa, o papa vai celebrar a missa crismal na basílica de São Pedro às 9h30 (5h30 no horário de Brasília), junto com os patriarcas, cardeais, arcebispos, bispos e padres (diocesanos e religiosos) presentes em Roma.

Na missa crismal, o papa abençoa o óleo que será usado na administração dos sacramentos e os padres renovam as suas promessas sacerdotais.

No dia 15 de abril, Sexta-feira Santa, o papa fará a Celebração da Paixão do Senhor na basílica de São Pedro às 17h (13h no horário de Brasília). A Via-Sacra, que ficou suspensa por dois anos, acontecerá às 21h15 (17h15 no horário de Brasília) no Coliseu.

No Sábado Santo, 16 de abril, o papa Francisco rezará a Vigília Pascal na Basílica de São Pedro às 19h30 (15h30 no horário de Brasília).

Francisco abençoará o fogo novo no átrio da basílica. Após a procissão de entrada com o círio pascal e o canto do Exsultet, fará a liturgia da Palavra, a liturgia batismal e a liturgia eucarística, que será concelebrada com os cardeais, bispos e sacerdotes que assim o desejarem.

No dia 17 de abril, domingo de Páscoa, a missa com o papa Francisco será às 10h (6h no horário de Brasília) na basílica de São Pedro.

No final da celebração, do balcão central da Basílica, ele dará a bênção Urbi et Orbi (para a cidade e para o mundo).

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/semana-santa-2022-celebracoes-do-papa-francisco-em-roma-59870

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.