Segredos dos Museus Vaticanos são revelados em série de vídeos

A iniciativa também pretende ser uma forma de oferecer um novo olhar sobre os Museus Vaticanos que permaneceram fechados nos últimos meses.

Segundo o site Gaudium Press (20/04/2021), um novo projeto multimídia promovido pelo Vatican News em colaboração com os Museus Vaticanos revelará ao público segredos, histórias pouco conhecidas e curiosidades escondidas por detrás das obras-primas das coleções vaticanas.

Segundo comunicado de imprensa divulgado pelos Museus Vaticanos, a série de vídeos intitulada “Celata Pulchritudo. Os segredos dos Museus Vaticanos” mostrará “das fontes de inspiração dos grandes mestres como Michelangelo ou Raffaello, ao fascínio e ao mistério das antigas civilizações pré-cristãs”.

Oferecer um novo olhar sobre os Museus Vaticanos

O projeto multimídia oferecerá ainda “um percurso narrativo que ocorrerá mensalmente ao longo de um ano por meio de duas versões em vídeo: uma de estilo narrativo, acompanhada por um artigo descritivo, e outra mais breve destinada ao público das redes sociais”.

A iniciativa também pretende ser uma forma de oferecer um novo olhar sobre os Museus Vaticanos que permaneceram fechados nos últimos meses seguindo as normas para controle da pandemia de Covid-19.

Primeiro capítulo apresenta o Torso Belvedere

O Torso Belvedere, obra que constituiu o núcleo originário das coleções de arte dos Papas, é o tema do primeiro capítulo da série. A escultura foi fonte de inspiração para artistas de todas as época, dos quais se destaca o nome de Michelangelo.

Este fragmento helenístico é assinado por Apolônio, um escultor de Atenas do primeiro século antes de Cristo. Acredita-se que seja uma cópia em mármore inspirada num original de bronze, esculpida entre 188 e 167 a.C. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/segredos-dos-museus-vaticanos-sao-revelados-em-serie-de-videos/

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.