Segredo de confissão continua correndo perigo na Califórnia, adverte Dom Gomez

Segundo o ACI Digital (21/05/2019), o Arcebispo de Los Angeles (Estados Unidos), Dom José Gómez, alertou que, apesar da emenda realizada ao projeto de lei 360 do Senado do Estado da Califórnia, este ainda atenta contra o segredo de confissão que todos os sacerdotes têm a obrigação de guardar.

O Senado do estado da Califórnia votará este projeto que visa exigir que os sacerdotes quebrem o segredo da confissão em certas circunstâncias limitadas.

O projeto de lei, originalmente, ordenava os sacerdotes da Califórnia a quebrarem o sigilo de confissão denunciando as informações sobre abuso sexual de menores que escutarem na confissão de qualquer penitente.

Embora o texto tenha sido modificado pelo comitê de designação do Senado no dia 16 de maio, este ainda obrigaria os sacerdotes a informarem para a polícia sobre o conhecimento de casos de abuso infantil ou suspeitas dos mesmos obtidos em confissão de outro presbítero ou companheiro de trabalho.

Em um comunicado divulgado em 20 de maio, Dom Gomez disse que estudou as mudanças realizadas e, embora tenha se escutado a voz dos católicos de que “a confissão é um espaço sagrado”, a emenda “ainda nega a santidade da confissão a todos os sacerdotes do estado e a milhares de católicos que trabalham com sacerdotes em paróquias e outras agências da Igreja e ministérios”.

A emenda feita ao projeto 360 “continua sendo uma violação inaceitável de nossas liberdades religiosas, que não fará nada para proteger as crianças”, indicou Dom Gomez.

Neste sentido, recordando que a confissão é “um diálogo íntimo entre o fiel e Deus vivo”, o Arcebispo de Los Angeles advertiu que “nenhum governo, por qualquer motivo, deve violar a privacidade e confidencialidade da conversa sagrada”.

Nesse sentido, observou que “como comunidade católica, continuamos trabalhando com os legisladores para uma lei que realmente promova nossos objetivos compartilhados de combater o flagelo do abuso sexual infantil em nossa sociedade”.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/segredo-de-confissao-ainda-esta-em-perigo-na-california-adverte-dom-gomez-43860

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.