São Bento tem duas datas litúrgicas

Hoje (11) é dia de são Bento. O santo está entre os poucos que têm duas datas litúrgicas na Igreja, ao lado de são João Batista e são José.

Em 21 de março é comemorado o chamado “trânsito de são Bento”, data em que o santo morreu no ano de 547 d.C. na abadia de Monte Cassino, na Itália.

A data também marca quando, no ano de 1098, os santos Roberto, Alberico e Estevão partiram da abadia de Molesmes ao vale de Cister, para ali dar início uma forma de vida monástica mais próxima do ideal de são Bento. Assim, foi fundada a ordem cisterciense.

A festa litúrgica de 11 de julho marca o traslado das relíquias do santo para a abadia de Saint-Benoît-sur-Loire, na França.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticia/55593/sao-bento-tem-duas-datas-liturgicas

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.