Santuário de Fátima vive “dia de júbilo e festa” ao celebrar os santos Francisco e Jacinta Marto

Segundo o site ACI Digital (20/02/2018), pela primeira vez após a canonização em 13 de maio de 2017, a Igreja celebrou a memória litúrgica dos santos Francisco e Jacinta Marto, um “dia de júbilo e de festa” para o Santuário de Fátima, segundo seu reitor, Pe. Carlos Cabecinhas.

O sacerdote presidiu a Missa Votiva dos santos Francisco e Jacinta Marto na Basílica da Santíssima Trindade, quando ressaltou que os dois pastorinhos “mostram como a Mensagem de Fátima é caminho de santidade”.

O programa litúrgico em comemoração pela festa dos pastorinhos de Fátima no Santuário português teve início na noite de segunda-feira, 19 de fevereiro, com a recitação do Rosário na Capelinha das Aparições, na presença dos ícones dos santos Francisco e Jacinta Marto.

Em seguida, os fiéis participaram de uma vigília de oração na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Na manhã desta terça-feira, Dia dos Pastorinhos, foi rezado novamente o Rosário na Capelinha das Aparições e, em seguida, todos saíram em procissão para a Basílica da Santíssima Trindade, onde participaram da Missa.

Em sua homilia, Pe. Carlos Cabecinhas recordou a canonização dos santos pastorinhos pelo Papa Francisco em 13 de maio de 2017, no marco do centenário das aparições da Virgem na Cova da Iria.

O reitor assinalou que Francisco e Jacinta Marto ajudam a descobrir “a beleza e o encanto da santidade cristã, como vocações de todos os cristãos”. Assim, para experimentar o exemplo dessas duas crianças, convidou os fiéis a visitar as suas casas, percorrer os caminhos que eles percorreram, bem como visitar seus túmulos no Santuário de Fátima.

Segundo Pe. Cabecinhas, ao fazer esse percurso, os fiéis podem contemplar mais de perto o exemplo desses santos e compreender que a santidade “é vocação de todo o cristão”.

O sacerdote sublinhou que a exortação feita por Nossa Senhora aos pastorinhos na primeira aparição obteve deles “uma resposta clara e firme, sem hesitações nem reservar, que transformou as suas vidas”, que passou a ser marcadas pela oração, “um dos traços mais característicos da mensagem de Fátima”.

Para o reitor, “nos santos Francisco e Jacinta, encontramos o exemplo da atitude de atenção aos outros e às suas necessidades”.

“Sobretudo Santa Jacinta Marto – ressaltou – destaca-se pela atitude compassiva para com os outros. Vive a preocupação constante da salvação dos pecadores e não perde uma ocasião de ajudar os outros, nomeadamente os mais pobres”.

Nesse sentido, explicou que “não há verdadeiro amor a Deus que não passe necessariamente pelo amor aos irmãos; que não há verdadeira relação com Deus que não encontre expressão no cuidado na relação com os outros”.

A programação da festa litúrgica dos santos Francisco e Jacinta Marto conta ainda na parte da tarde com encontra com crianças, visita aos túmulos dos pastorinhos e as vésperas.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticias/santuario-de-fatima-vive-dia-de-jubilo-e-festa-ao-celebrar-os-santos-francisco-e-jacinta-marto-65002/

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.