Santuário de Fátima transmitirá pela internet as celebrações da Semana Santa e Páscoa

Através desta iniciativa, o Santuário facilita aos peregrinos do mundo inteiro a estarem unidos à Fátima neste que é o tempo mais importante e simbólico da vivência cristã.

Segundo o site Gaudium Press (19/03/2021), diante da impossibilidade de muitos peregrinos de se deslocarem até Fátima, por conta das restrições decorrentes da pandemia de Covid-19, o Santuário português transmitirá pela internet todas as celebrações do tríduo pascal, incluindo a Oração da Agonia do Senhor, Laudes e Vésperas.

Mundo inteiro unido virtualmente em Fátima

Apesar de todas as celebrações serem abertas à participação dos fiéis, através desta iniciativa o Santuário facilita aos peregrinos do mundo inteiro a estarem unidos à Fátima neste que é o tempo mais importante e simbólico da vivência cristã.

As celebrações transmitidas da Basílica da Santíssima Trindade, terão interpretação em Língua Gestual Portuguesa. São elas: a Missa das 11h de domingo de Ramos; a Missa da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa às 18h; a Paixão, na Sexta-feira Santa, às 15h; a Vigília Pascal, no Sábado Santo, às 22h e a Missa de Páscoa, no Domingo às 11h.

Ritos adaptados ao contexto da pandemia

Observando a atual crise sanitária, além de seguir as recomendações dos órgãos de saúde, o Santuário adaptará alguns ritos celebrativos. Na Missa de Ramos, por exemplo, os peregrinos deverão levar o seu próprio ramo para a bênção, pois não haverá a habitual distribuição no Santuário; já na Missa da Ceia do Senhor será omitido o gesto do lava-pés, que será substituído por um gesto evocativo; por fim, na Sexta-feira Santa a adoração da Cruz também será feita de forma diferente.

A Missa de Páscoa, diferente do que já é costume, será presidida na Basílica da Santíssima Trindade, mesmo local no qual se manterá a maior parte das celebrações do programa de verão, que entrará em vigor a partir do dia 5 de abril. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/santuario-de-fatima-transmitira-pela-internet-as-celebracoes-da-semana-santa-e-pascoa/

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.