Santuário de Fátima recebe só 15 mil pessoas em peregrinação

Segundo o ACI Digital (11/08/2021), o santuário de Fátima, em Portugal, celebrará nos dias 12 e 13 de agosto a peregrinação internacional anual com a frase “Rumo a um ´nós` cada vez maior”. Por causa das medidas de combate á covid-19, a peregrinação deste ano terá, no máximo, 15 mil pessoas. O santuário tem capacidade para abrigar até 500 mil pessoas, como aconteceu em 2017, na canonização dos videntes Francisco e Jacinta Marto.

A peregrinação do mês de agosto recorda o aniversário da quarta aparição da Virgem Maria aos três pastores, ocorrida fora da Cova da Iria, em Valihnos, e conhecida como a “Peregrinação dos Emigrantes”.

Este ano, a peregrinação será presidida pelo arcebispo de Luxemburgo, cardeal Jean-Claude Hollerich. Mesmo limitada a 15 mil pessoas, a peregrinação terá o dobro dos peregrinos de 12 de maio, por causa das normas de segurança de Portugal no combate à pandemia da covid-19.

Na peregrinação de agosto, os participantes deverão manter o distanciamento social e usar máscara. Quatro grupos já estão registrados para a peregrinação: 2 da Espanha, 1 da Polônia e 1 da Alemanha.

A presidente da Obra Católica das Migrações da Conferência Episcopal Portuguesa, Eugênia Quaresma, afirmou para a página do santuário que o coração da 49ª Semana Nacional da Migração é a peregrinação, que infelizmente não contará com a vigília noturna pelo segundo ano consecutivo.

“Os peregrinos terão acesso limitado, por isso acredito que muitos estarão unidos pelo coração e acompanharão pelos meios de comunicação social, com a mesma intensidade”, assinalou.

Quaresma disse que “é tempo de reconstruir a partir de um tempo forte de Espiritualidade como aquele que nos oferece este Santuário, altar do mundo, onde sentimos que temos Mãe a quem confiar as nossas angústias, chorar as nossas mágoas, retemperar as nossas energias, renovar a nossa esperança”.

Em sua página web, o santuário informou que a peregrinação começará na quinta-feira, “dia 12 com a recitação do Rosário, às 21h30 (0h30 de sexta-feira em Brasília); segue-se a Procissão das Velas e depois a celebração da Palavra no altar do recinto. No dia 13, às 9hs (13hs de Brasília), haverá de novo a oração do Rosário e às 10hs a Missa, com a tradicional Palavra ao Doente”, informou. “A Peregrinação termina com a Procissão do Adeus”, acrescentou.

O santuário também informou que, durante a procissão, se realizará uma tradição que completa 81 anos, que consiste em entregar trigo à Virgem Maria durante o ofertório da missa do dia 13 de agosto, uma “uma prática iniciada pelos paroquianos de Leira, da Ação Católica”.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/santuario-de-fatima-recebe-so-15-mil-pessoas-em-peregrinacao-56283

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.