Santuário de Aparecida acolherá 16ª Romaria do Terço dos Homens

Ao longo de três dias, participantes do Terço dos Homens de todo o Brasil se reunirão para rezar e refletir sobre essa tradicional oração mariana.

Segundo o site Gaudium Press (19/02/2024), a partir desta sexta-feira, 23 de fevereiro, o o Santuário de Aparecida, localizado no interior de São Paulo, sediará a 16ª edição da Romaria Nacional do Terço dos Homens, acolhendo milhares de participantes desta iniciativa provenientes de todo o país.

Tema e lema da 16ª Romaria Nacional do Terço dos Homens

O encontro deste ano, que seguirá o tema “Terço dos Homens: celebrar a Palavra de Deus na Casa da Mãe” e o lema “Tua Palavra é luz do meu caminho” (Sl 119,105), contará com uma programação intensa constituída por Santas Missas, procissões, vigílias, além do tradicional Terço Solene e a Consagração a Nossa Senhora Aparecida.

“Em todo Brasil, queremos essa alegria e essa esperança de vivermos como homens de Fé, homens de oração. Nós queremos que essa oração, a oração dos homens do terço, seja sempre a oração da família, a oração dos pais ao redor da mesa. Só através da oração propositiva é que nós nos aproximamos sempre e cada vez mais de Deus”, assegurou o reitor do Santuário Nacional, Padre Eduardo Catalfo.

Missão do Terço dos Homens no Brasil

Segundo os organizadores do Terço dos Homens no Brasil a missão desta iniciativa é “resgatar, para o seio da Igreja de Cristo, homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e da sociedade cristã. O Terço dos Homens é um exemplo de Fé e devoção”.

“A oração do terço, além de nos conduzir para a oração, leva-nos a meditar sobre os principais mistérios da redenção que Cristo nos oferece. Com a meditação do mistério redentor, também lembramos Maria de Nazaré, que assumiu a maternidade divina fazendo a vontade de Deus, dando-nos o Salvador”, diz o site de inscrição.

Programação da 16ª Romaria Nacional do Terço dos Homens

– 23/02 (sexta-feira)

19h30: Missa de Abertura da Romaria (Santuário Nacional)

22h: Terço Mariano — Convidado Dom Gil Antonio Moreira e membros do Terço dos Homens

– 24/02 (sábado)

07h30: Missa Solene (Tribuna Dom Aloysio)

13h: Sábado no Santuário

14h: Terço e Consagração a Nossa Senhora Aparecida

22h: Terço Mariano — Convidado Pe. João Batista C.Ss.R. e membros do Terço dos Homens São José, de Heliodora–MG

– 25/02 (domingo)

08h: Missa de Envio da Romaria (Santuário Nacional)

09h: Domingo no Santuário

18h: Missa de Encerramento da Romaria

22h: Terço Mariano — Convidado Pe. Lucas Emanuel C.Ss.R. e membro do Terço

Origem do Terço dos Homens

De acordo com o assessor nacional do Terço, Padre Vandemir Meister, apesar de existirem relatos de homens que, aqui no Brasil, desde o tempo da escravidão se reuniam para rezar, somente no ano de 1997 esses grupos se oficializaram.

O surgimento ocorreu dentro do Movimento Apostólico de Schoenstatt, com um pequeno número de homens vinculados ao Santuário da Mãe e Rainha, em Olinda (PE). A partir daí, os grupos de Terço dos Homens começaram a se espalhar pelo país, chegando a mais de um milhão de integrantes. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/santuario-de-aparecida-acolhera-16a-romaria-do-terco-dos-homens/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.