Santos e beatos de todas as épocas falam de sua devoção a são José

Joseph Pronechen, escritor católico e autor do livro Fruits of Fatima – Century of Signs and Wonders, compilou algumas das frases com que os santos expressaram a sua devoção a são José ao longo dos séculos.

“Com São José, vem à mente o velho ditado: ‘As ações falam mais alto que as palavras. Os santos sabem disso em primeira mão e nos mostram como nós também podemos ter o mesmo vínculo de amizade e companheirismo'”, disse Pronechen em artigo publicado no jornal National Catholic Register, do grupo EWTN.

Abaixo, as frases de 14 santos e beatos sobre são José.

Santa Teresa d’Ávila

A santa espanhola foi a freira que reformou o carmelo no século XVI, fundou a Ordem das Carmelitas Descalças e foi declarada Doutora da Igreja. Caracterizou-se pela sua simplicidade, prudência, bondade e caridade.

Santa Teresa teve uma vida profunda de oração e foi tão devota de são José que deu o nome dele a todos os seus mosteiros e deixou uma série de frases que nos ensinam o amor e as graças que recebeu por intercessão do pai adotivo de Jesus.

“Tomei por meu advogado e senhor o glorioso são José e a ele me confiei com fervor; e descobri que este meu pai e senhor me libertou tanto deste problema, bem como de outros problemas maiores relacionados à minha honra e à perda de minha alma e que me deu bênçãos maiores do que eu poderia pedir”.

“Não sei como alguém pode pensar na Rainha dos Anjos, no tempo em que ela tanto sofreu com o Menino Jesus, sem agradecer a são José pela forma como os ajudou”.

“A outros santos parece que Deus concedeu socorrer-nos nesta ou naquela necessidade, mas experimentei que a todas o glorioso são José estende o seu patrocínio. O Senhor quer mostrar-nos, portanto, que, assim como se sujeitou a ele na terra, onde ele podia comandá-lo como pai adotivo, também no céu atende tudo o que ele pede. E assim reconheceram, por experiência, ainda outras pessoas que a meu conselho se recomendaram ao seu patrocínio. Muitos outros se tornaram recentemente seus devotos por terem experimentado esta verdade”.

“Não me lembro de ter jamais lhe rogado uma graça sem a ter imediatamente obtido. E é coisa que maravilha recordar os grandes favores que o Senhor me fez e os perigos de alma e corpo de que me livrou por intercessão deste santo bendito”.

“Há já vários anos que, no dia da sua festa, eu lhe peço alguma graça e sempre sou ouvida. Se o que peço não é tão reto, ele o ajeita para meu bem maior”.

“Gostaria de poder persuadir a todos a se dedicarem a este santo glorioso, pois tenho uma grande experiência das bênçãos que podem ser obtidas de Deus. Nunca conheci ninguém que se dedicasse verdadeiramente a ele e prestasse serviços particulares que não tenham avançado notavelmente ​​na virtude, porque ele dá uma ajuda muito real às almas que a ele se confiam”.

“Peço apenas, pelo amor de Deus, que quem não me crer faça a prova e verá por experiência quão benéfico é confiar-se a este glorioso Patriarca e lhe ser devoto”.

São Bernardino de Siena

O santo italiano foi um pregador e missionário franciscano nascido no final do século XII e cujos sermões serviram de modelo para muitos oradores nos séculos seguintes. Certa vez, ele disse que “São José era a imagem viva de sua Virgem Esposa; eles se pareciam como duas pérolas”.

Santo Tomás de Aquino

O santo italiano, sacerdote e Doutor da Igreja, é reconhecido por lançar as bases do que hoje conhecemos como Teologia e sua obra mais famosa é a Summa Teológica.

O santo disse: “Há muitos santos a quem Deus deu o poder de nos ajudar nas necessidades da vida, mas o poder que foi dado a são José não tem limites: estende-se a todas as nossas necessidades, e todos aqueles que o invocam com confiança serão certamente ouvidos”.

São Francisco de Sales

Este santo foi um bispo conhecido pela sua bondade e por ter lutado durante vários anos da sua vida para dominar a sua raiva e conseguir a conversão de muitos. O atual Doutor da Igreja disse uma vez: “Nada será negado [a são José], nem por Nossa Senhora nem por seu Filho glorioso”.

Santo Afonso de Ligório

O famoso santo italiano do século XVIII, também Doutor da Igreja, é reconhecido pelos seus escritos sobre a moral e pela sua grande devoção a Maria. Entre suas obras mais famosas estão “As Glórias de Maria”. Certa vez, ele disse que: “Não há dúvida: assim como Jesus Cristo quis ser sujeito a José na terra, ele faz tudo o que o santo lhe pede no céu”.

“O santo exemplo de Jesus Cristo, que, enquanto esteve na terra, tanto honrou são José e lhe foi obediente durante sua vida, deveria bastar para inflamar o coração de todos com a devoção a este santo”.

São Pedro Julião Eymard

Este santo francês foi um padre que fundou a Congregação do Santíssimo Sacramento e é Doutor da Igreja. Certa vez disse que “a devoção a são José é uma das graças mais seletas que Deus pode dar a uma alma… Quando Deus quer elevar uma alma a alturas maiores, ele a une a são José, dando-lhe um forte amor pelo bom santo”.

Ele também aconselhou o seguinte: “Faça [de são José] o padroeiro de sua família e em breve você terá uma prova tangível de sua mão protetora”.

São Pio de Pietrelcina

O frade capuchinho e sacerdote italiano, conhecido como o santo dos estigmas, disse: “São José, com o amor e a generosidade com que guardou Jesus, assim guardará também a sua alma, e como o defendeu de Herodes, assim defenderá sua alma do mais feroz Herodes: o diabo! Todo o carinho que o Patriarca São José tem por Jesus, ele tem por você e sempre o ajudará com seu patrocínio. Ele o libertará da perseguição do malvado e orgulhoso Herodes, e não permitirá Que seu coração se separe de Jesus. Ite ad Ioseph! Vá até José com extrema confiança, porque eu, como santa Teresa d’Ávila, não me lembro de ter pedido nada a são José sem tê-lo obtido de boa vontade”.

Papa são Pio X

O santo nascido na Itália foi eleito papa em 1903 e ficou conhecido por centrar o seu pontificado na promoção da eucaristia, a ponto de incentivar o recebimento diário do Corpo de Cristo, se possível. Ele disse: “Tudo por Jesus, tudo por Maria, tudo por seu exemplo, ó patriarca, são José”.

Papa são Paulo VI

O santo italiano foi eleito papa em 1963 e é conhecido por defender a vida e a família com a sua encíclica Humanae Vitae. Ele disse: “Alegrai-vos, servos devotos de são José, pois estais perto do paraíso; a escada que leva até ele tem apenas três degraus: Jesus, Maria e José”.

Santa Maria Madalena de Pazzi

A santa italiana foi uma freira carmelita mística do século XVI que viveu os estigmas e sofreu muitas tentações e dores físicas, que ofereceu pacientemente pela salvação das almas. Ela disse: “Ele [são José] sempre favorece com especial proteção aquelas almas que estão inscritas sob a bandeira de Maria”.

São Leonardo de Port Maurice

O santo foi um padre franciscano considerado um dos melhores pregadores da Itália, que valorizava muito a oração da santa via-sacra. São Leonardo disse: “Ele [são José] é a prova de que para ser um bom e genuíno seguidor de Jesus Cristo não são necessárias grandes coisas, basta ter as virtudes comuns, simples e humanas, mas devem ser verdadeiras e autênticas”.

Beato Guilherme José Chaminade

O beato francês do século XVIII foi um missionário apostólico e pregador que, devido à sua grande vocação à Virgem, fundou institutos marianos. Ele disse: “Um servo de Maria terá uma terna devoção a são José e, por sua piedosa homenagem de respeito e amor, se esforçará para merecer a proteção deste grande santo”.

“Faça com que ele [são José] seja responsável pela proteção da sua pessoa, aquele que salvou a vida do seu Salvador. Deixe que ele se encarregue da sua salvação”.

Beata Boleslava Lament

A freira polonesa nascida em meados do século XIX fundou a Congregação das Irmãs da Sagrada Família. A beata disse: “Se é verdade que a Santíssima Virgem é a guardiã de todas as graças celestes, que o seu amor pelos eleitos é a fonte da sua glória e da sua felicidade, qual deve ser a glória de são José, a quem ela teve que amar acima de todos os santos, assim como uma boa esposa deve amar o seu marido mais do que todos os homens”.

Beato Gabriele Allegra

O santo italiano foi padre franciscano e missionário na China, onde traduziu a primeira versão completa das Sagradas Escrituras para o chinês. O santo disse: “Que ele [são José] obtenha para nós a capacidade de são Domingos, são Vicente Ferrer e do beato Alan de la Roche para promover o Rosário”.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticia/57624/santos-e-beatos-de-todas-as-epocas-falam-de-sua-devocao-a-sao-jose

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.