Santo Sudário será exposto em tempo real para que os fiéis rezem através da internet

De acordo com o site ACI, os católicos de todo o mundo foram convidados a rezar virtualmente diante do Santo Sudário de Turim no Sábado Santo para pedir pelo fim da pandemia de coronavírus.

O Santo Sudário, que mostra a imagem de um homem crucificado e que, de acordo com a tradição, teria coberto o corpo de Cristo após sua morte na cruz, será mostrado através de uma transmissão ao vivo às 17h (hora local) do Sábado Santo, 11 de abril.

O Arcebispo de Turim (Itália), Dom Cesare Nosiglia, presidirá uma liturgia que será transmitida ao vivo pela televisão e pelas redes sociais da capela da Catedral de Turim, onde o Sudário fica guardado em uma urna climatizada.

O Prelado afirmou que esta decisão é uma resposta a milhares de solicitações dos fiéis que pediram para venerar o Sudário em meio à crise global, que até agora já causou a morte de mais de 83 mil pessoas.

“Graças à televisão e às redes sociais, esse tempo de contemplação estará disponível para todas as pessoas no mundo”, frisou. “A imagem do Sudário nos recorda a paixão e a morte do Senhor, mas também abre nossos corações à fé em sua ressurreição”, acrescentou.

Dom Nosiglia indicou que espera que a cerimônia dê forças àqueles que sofrem em meio à pandemia de coronavírus.

“Sim, o amor com que Jesus nos deu a vida e que celebramos durante a Semana Santa é mais forte do que qualquer sofrimento, doença, contágio, provação ou desânimo”, afirmou. “Nada e ninguém pode separar esse amor de nós, porque é fiel para sempre e nos une a Ele com um vínculo indissolúvel.”

Turim fica no noroeste da Itália, perto do epicentro do surto de coronavírus no país, que causou mais de 17 mil mortes e um bloqueio nacional, iniciado em 10 de março.

Dom Nosiglia anunciou no ano passado que seria realizada uma nova exibição do Santo Sudário em dezembro de 2020, quando Turim seria a sede de uma reunião anual organizada pela comunidade de Taizé. Esta seria a quinta vez que o Sudário estaria em exibição pública desde 2000.

A última vez que o Sudário foi apresentado ao público foi em 2015, durante a visita do Papa Francisco a Turim, em 21 de junho daquele ano.

O Santo Padre rezou diante da relíquia e a descreveu como um ícone do amor de Cristo.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/santo-sudario-sera-exposto-em-tempo-real-para-que-os-fieis-rezem-atraves-das-redes-sociais-41434

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.